No dia 14 de novembro, o V Seminário on line da Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (ACDIA) e o II Seminário do Laboratório de Políticas de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP) – “Políticas de Defesa & Segurança” foram encerrados na Escola Superior de Guerra (ESG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento, que começou no dia 23 de outubro, contou com um público total de aproximadamente 300 participantes, sendo 40% civis, com origem nos seguinte países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile Colômbia, El Salvador, Equador, Espanha, Honduras, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

A ESG organizou o Seminário e desenvolveu cinco das doze conferências realizadas (divididas nos blocos Políticas de Defesa e Políticas de Segurança) junto com o Laboratório de Estudos de Políticas de Defesa e Segurança Pública, o LEPDESP, uma parceria entre a própria Escola e o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

A Aula Magna de conclusão contou com a participação do General de Brigada Sérgio José Pereira, Chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Comando Militar do Leste e ex-Secretário do Gabinete de Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado de Rio de Janeiro, que transmitiu a todos as lições aprendidas durante a Intervenção Federal no estado.

O encerramento oficial do Seminário contou com a presença do Assistente da Aeronáutica na Escola Superior de Guerra, o Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan. Em seu discurso, o Brigadeiro externou a honra da Instituição em participar de uma atividade acadêmica de amplitude internacional, em especial pela oportunidade de debater com a sociedade nacional e ibero-americana os temas afetos à Defesa e Segurança, considerados de importância capital para a sobrevivência dos Estados Nacionais no contexto democrático.

Todo o conteúdo do Seminário está disponível para os interessados no site da ESG.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).