O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, detalhou o apoio que as Forças Armadas prestam ao enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus, desde o começo do ano passado, com a Operação Covid-19. Braga Netto falou na manhã desta quarta-feira (12), em audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O responsável pela Pasta relatou as diversas ações realizadas ao longo desse período, como doações de sangue, campanhas de conscientização, estabelecimento de barreiras sanitárias, descontaminação de locais públicos, inspeções navais e transporte de materiais de saúde. O Ministro Braga Netto abordou, ainda, o esforço empreendido para o transporte de cilindros de oxigênio e demais insumos de saúde em apoio aos pacientes de Covid-19. O Ministro também destacou a participação da Defesa na vacinação da população brasileira e no apoio logístico para imunização de indígenas. “Temos postos de vacinação operados pelo nosso pessoal e militares apoiando municípios conforme solicitação”, ressaltou.

Autoridades da área de saúde da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, bem como da consultoria jurídica do Ministério da Defesa também compareceram à reunião. Os participantes apresentaram dados sobre os temas abordados e esclareceram questionamentos dos parlamentares. Eles falaram, entre outros assuntos, sobre o funcionamento do sistema de saúde militar, a origem dos recursos que financiam os hospitais militares e o atendimento a casos de Covid-19.

Por Mariana Alvarenga, editado por Margareth Lourenço
Foto: Antonio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).