As Forças Armadas foram homenageadas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Material de Defesa (SIMDE) “em reconhecimento ao seu papel a serviço da paz”. A cerimônia ocorreu no Teatro Firjan SESI, na tarde desta sexta-feira (30), na capital fluminense.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

WhatsApp Image 2021-07-30 at 20.17.15.jpeg

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, representou as Forças Armadas ao ser agraciado pelas instituições representativas das indústrias. “A homenagem reveste-se de grande simbolismo, pois denota o sentimento patriótico, valorizando e reconhecendo o trabalho dos mais de 370 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, sublinhou o Ministro.

WhatsApp Image 2021-07-30 at 20.19.32.jpeg

Os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, representando o Comandante da Aeronáutica, acompanharam a homenagem por suas respectivas Forças.

Durante o evento, foram ressaltados o histórico de participação e o reconhecido desempenho dos militares em operações de manutenção de paz no exterior, o apoio ao desenvolvimento de obras de infraestrutura, em missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e de apoio humanitário desenvolvidas pela Defesa.

Em discurso, o titular da Pasta da Defesa ressaltou as inúmeras ações desenvolvidas pelos militares em benefício da população brasileira e destacou a importância da Base Industrial de Defesa (BID). “É um objetivo estratégico do Ministério da Defesa e contribui com uma das prioridades atuais do Governo, que é a recuperação da economia”, enfatizou.

A BID contribui para a geração de cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos e a execução de projetos estratégicos das Forças Singulares fortalece as empresas do segmento. “Acredito que o caminho a trilhar está materializado aqui, hoje. Temos que mobilizar as lideranças de vários matizes, envolvendo toda a sociedade, para inserir, cada vez mais, a temática da Defesa Nacional, como um vetor de desenvolvimento e de fortalecimento da democracia”, acrescentou o Ministro.

WhatsApp Image 2021-07-30 at 20.20.06.jpeg

Na ocasião, o Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, expressou admiração pelos serviços prestados pelo Ministério da Defesa ao incentivar as indústrias daquele Estado e pelos valores estimados pelos militares. Ele também indicou semelhança entre as instituições. “Gostaria de chamar atenção a uma característica comum entre nós, do sistema Firjan, e as Forças Armadas: o nosso caráter de instituições permanentes. O reconhecimento e a gratidão são as razões que levaram a diretoria da Firjan e do SIMDE a prestar essa homenagem às Forças Armadas”, finalizou.

Fotos: Antonio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).