As atividades desenvolvidas pelos militares do Comando Militar do Nordeste (CMNE) na Operação Carro-Pipa foram conferidas de perto por comitiva do Ministério da Defesa. O grupo esteve na capital pernambucana e no município de Petrolina, no mesmo estado, nos dias 15 e 16 de junho, e foi chefiado pelo Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. Os visitantes acompanharam a atuação dos militares do Exército nas regiões mais castigadas pela seca.

Foto Carro Pipa 2.jpeg

Em Recife, os militares foram recebidos pelo Comandante do CMNE, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes. Em Petrolina, eles estiveram no escritório da Operação, onde foram informados, pelo Comandante do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado, o Coronel Gustavo Luiz de Lima Correia, sobre a metodologia utilizada no trabalho.

A comitiva ainda acompanhou, nos postos de abastecimento, o trabalho desenvolvido. “É importante que os integrantes da Chefia de Logística e Mobilização observem as diretrizes estratégicas do programa e que todos conheçam os esforços voltados ao atendimento das populações carentes de água potável”, destacou o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.

Foto Op Carro Pipa_1.jpeg

A Operação Carro-Pipa, que integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável, consiste na distribuição de água para amenizar a realidade de famílias que sofrem com a estiagem em diversos pontos do Nordeste. Atualmente, cerca de 4.300 carros-pipa abastecem 46.712 pontos. A iniciativa é viabilizada por acordo de cooperação técnica entre os Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Regional. A coordenação está a cargo do Exército e sob responsabilidade do Comando de Operações Terrestres (COTER), sendo executada pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE).

Com informações da Chefia de Logística e Mobilização
Fotos: Divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui