Militares brasileiros que compõem o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO) acompanharam alunos do Curso de Monitores Nacionais em Desminagem Humanitária (CMNDH) em visita ao Museu Militar da Colômbia, localizado no centro histórico de Bogotá. A atividade ocorreu, na quarta-feira (07), com a participação do Major de Engenharia do Exército brasileiro Cláudio Santos Bispo e o Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas.
O Museu Militar é um centro histórico e cultural inaugurado em 1973. A instituição exibe elementos relacionados à Independência da Colômbia e à história e ao desenvolvimento das Forças Militares colombianas. Possui diversas salas que retratam períodos históricos expressivos, dentre eles o da atuação dos militares no combate à guerra contra as minas antipessoais e artefatos explosivos ainda existentes no país.
20210408-gati2.jpeg
Os integrantes do GATI-CO foram recebidos em janeiro desse ano, pelo diretor do museu e visitaram o espaço para conhecer as instalações e a história dos efeitos que as minas antipessoais marcaram o país. A partir daí, organizaram a primeira visitação de alunos de um curso de Desminagem Humanitária ao local, desde a sua inauguração. A atividade possibilitou conhecimento cultural sobre a evolução militar assim como, apresentou a importância que as missões de desminagem, realizadas atualmente pelos alunos, têm proporcionado à Colômbia, ao garantir a paz e a segurança interna da nação.
20210408-gati3.jpeg
A iniciativa dos militares da Engenharia do Brasil em propiciar essa atividade inovadora para os alunos do curso realizado pelo GATI-CO contribuiu para a ampliação do conhecimento dos Monitores Nacionais colombianos e para fortalecer as relações entre os Assessores Técnicos do Brasil e o Comando Geral das Forças Militares (CGFM) da Colômbia.
20210408-gati.jpeg
Com informações do GATI-CO
Fotos: divulgação GATO-CO
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).