No período de 7 a 9 de fevereiro, os oficiais brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas habilitaram militares colombianos com novos conhecimentos em Técnica de Desminagem Manual (TDM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os Assessores Interamericanos brasileiros conduziram instruções e avaliações teóricas e práticas, de acordo com as normas internacionais e nacionais que regulam a Técnica de Desminagem Manual (TDM). Além disso, os alunos executaram uma simulação de monitoramento das ações desempenhadas por uma equipe de desminagem humanitária que emprega a TDM em suas operações.

A técnica manual é a mais tradicional que emprega um detector de metais para localizar uma mina, em seguida é executada a escavação cuidadosa do solo para identificar a posição exata. Ao final, é colocada uma carga explosiva dirigida que provoca a sua detonação in situ, o que garante a desminagem de uma determinada área.

Os instrutores brasileiros do GATI-CO conduziram a capacitação de acordo com as exigências estabelecidas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos nas instruções teóricas dos procedimentos a serem adotados na gestão de qualidade das ações a serem realizadas com o emprego da desminagem manual.

A participação da Engenharia do Brasil em apoio às Forças Militares da Colômbia tem contribuído para ampliar a capacidade operativa dos militares colombianos em tornar seu país livre de minas e artefatos explosivos.

Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4