Entre os dias 11 e 15 de abril, os integrantes do 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista participaram do exercício de adestramento técnico no simulador de apoio de fogo (SIMAF), da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Os Canhoneiros Alados aplicaram os conhecimentos técnicos de Artilharia de Campanha necessários ao desempenho das atividades referentes ao apoio de fogo, destacando-se aquelas relacionadas à técnica de tiro de artilharia, à observação e condução dos fogos de artilharia, à pontaria das peças de artilharia, e à exploração das comunicações rádio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Registra-se que o moderno simulador de apoio de fogo da AMAN oferece benefícios aos integrantes de diferentes subsistemas de artilharia, tais como: cenário virtuais de diferentes ambientes operacionais; impactos simulados de armamentos orgânicos da artilharia de campanha; simulação da realização de disparos com munições de artilharia; disponibilidade de equipamentos optrônicos com visão noturna e telemetria laser; utilização de instrumentos topográficos; simulação de imagens de Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP); exploração das comunicações; dentre outros.

Fonte: 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).