No dia 10 de novembro, o Arsenal de Guerra General Câmara (AGGC), recebeu a visita de orientação técnica (VOT) da Diretoria de Material (D Mat). O evento contou com a participação de integrantes da Diretoria de Fabricação (DF) e do 3º Grupamento Logístico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O AGGC, organização militar integrante do Sistema de Fabricação do Exército, executa a manutenção, a recuperação e a fabricação de Materiais de Emprego Militar (MEM). Atualmente, o Arsenal de Guerra realiza a manutenção de armamento pesado (obuseiros) e de armamento leve (fuzis e metralhadoras), a fabricação das peças de material de engenharia (pontes, portadas, passadeiras e placas reforçadoras de solo) e a fundição de liga cobre-zinco (latão).

O objetivos da VOT foi avaliar o nível de capacitação da equipe técnica do AGGC na produção do material armamento e transmitir as diretrizes da Diretoria relativas ao planejamento do Programa Interno de Trabalho (PIT) do Arsenal de Guerra estabelecido pela DF.

Após a palestra proferida pelo Diretor do AGGC, Tenente-Coronel Nei Altieri Pereira dos Santos, a comitiva visitou as instalações da organização militar, onde conheceu o trabalho desenvolvido pela unidade fabril e apresentou as considerações e as oportunidades de melhoria relativas à manutenção e à recuperação dos obuseiros 105mm M101 AR e 155mm M114 AR, dos fuzis 7,62mm M964 “FAL” e das metralhadoras .50 HB “Browning”.

Fonte: AGGC

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).