Marinha e Instituto Lótus oferecem curso social para jovens do PROFESP

Três pessoas apertando mãos em frente a bandeiras.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma demonstração de que a educação transforma realidades, a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), firmou um Acordo de Cooperação com o Instituto Lótus, no dia 29 de maio de 2025. O objetivo é oferecer um curso preparatório gratuito para os jovens atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho.

Ensino, apoio psicológico e foco no futuro

Duas pessoas com camisa da Marinha do Brasil.

O curso preparatório contará com aulas presenciais e reforço online, com foco nas disciplinas exigidas nos principais vestibulares e concursos públicos. Além disso, os participantes receberão acompanhamento pedagógico individualizado e apoio psicológico especializado, reforçando a abordagem integral voltada ao desenvolvimento emocional e acadêmico dos jovens em situação de vulnerabilidade social.

Outro destaque do programa é a oferta de orientação vocacional, para que os alunos possam traçar planos de vida concretos e visualizar novas possibilidades de futuro. A proposta é construir confiança, autoestima e perspectivas profissionais, combinando educação formal com suporte social e emocional contínuo.

Educação e cidadania: missão conjunta

Grupo de pessoas na piscina do CEFAN

A nova parceria fortalece o PROFESP, que já é reconhecido nacionalmente por utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social e formação de valores. Agora, com a adição do curso preparatório, o programa se consolida como um modelo completo de apoio ao jovem cidadão, promovendo a integração entre disciplina esportiva e formação intelectual.

A cerimônia de assinatura do acordo contou com a presença da Presidente do Instituto Lótus, Senhora Monique Nascimento dos Prazeres; da Procuradora Federal Maria Isabel Abreu da Silva; do Deputado Federal Luis Carlos Gomes; e do Contra-Almirante (FN) Max Guilherme de Andrade e Silva, Presidente da Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e Comandante do CEFAN. Autoridades civis e militares reforçaram o compromisso institucional com o resgate da cidadania e a valorização da juventude brasileira.

Marinha como agente de transformação social

A iniciativa reafirma o compromisso da Marinha do Brasil com os valores republicanos, estendendo sua missão para além da defesa territorial. Ao apoiar diretamente a formação educacional de crianças, adolescentes e jovens, a Força Naval se posiciona como agente de mudança social e promotora de um Brasil mais justo e com oportunidades para todos.

Projetos como esse refletem a essência do serviço público e mostram que educar, acolher e formar cidadãos conscientes também faz parte do papel das Forças Armadas em tempos de paz. O futuro do país está sendo cultivado com responsabilidade e visão estratégica – nas salas de aula, nos ginásios e agora, também, nas salas de estudos do curso preparatório social.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas