|

MARINHA DO BRASIL E CONDOR FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS NÃO LETAIS

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Marinha do Brasil e a CONDOR, uma das maiores fabricantes de armas não letais do mundo, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) em 6 de junho, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre as tecnologias atualmente em uso e explorar novas técnicas para futuras operações dos Fuzileiros Navais. Este acordo representa um marco importante na modernização e aprimoramento das capacidades operacionais da Marinha.

Programa Conjunto de Tecnologias Não Letais

Inspirado no Joint Non-Lethal Weapons Program (JNLWP) das Forças Armadas dos Estados Unidos, o acordo entre a Marinha e a CONDOR busca desenvolver um programa conjunto que oferecerá alternativas em operações militares, minimizando danos e preservando vidas. O protocolo é considerado um avanço significativo na área de defesa e segurança do Brasil, reforçando o compromisso de ambas as instituições em desenvolver soluções inovadoras.

Compromisso com a Inovação

Durante o evento de assinatura, Frederico Aguiar, CEO da CONDOR, destacou a importância da parceria. “Este Protocolo de Intenções é a semente para um programa conjunto das Forças Armadas sobre tecnologias não letais. Esta colaboração visa aumentar o conhecimento das tecnologias não letais, seu emprego nas missões das Forças Armadas e desenvolver tecnologias de ponta para atender às necessidades futuras”, afirmou Aguiar.

Eixos de Desenvolvimento

O acordo estabelecerá três eixos fundamentais: conhecimento, preparo e emprego, e direcionamento futuro. Inicialmente, a CONDOR atuará na compreensão do uso de tecnologias não letais nos cenários brasileiros. Em seguida, promoverá o aumento do nível de prontidão e disponibilidade dessas tecnologias, considerando aspectos políticos, táticos, estratégicos e operacionais. Serão realizadas reuniões técnicas, workshops, seminários e visitas a instalações para traçar um mapeamento assertivo das necessidades da Marinha.

Expansão e Aquisição

Recentemente, o EDGE Group, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, adquiriu 51% da CONDOR Tecnologias Não Letais. Com um portfólio de mais de 160 produtos, a aquisição impulsionará o grupo de Abu Dhabi a se tornar um líder mundial em defesa e segurança pública. Juntas, as duas empresas planejam expandir a participação de mercado em diferentes segmentos de tecnologias não letais e entrar em novos mercados, incluindo os Estados Unidos.

A CONDOR está presente em mais de 85 países e é a principal produtora mundial de gás lacrimogêneo, além de ser líder em outros produtos não letais, como munição de borracha, granadas de fumaça e explosivas, dispositivos elétricos incapacitantes, e câmeras corporais com reconhecimento facial.

MARINHA DO BRASIL NAVEGA RUMO À ÁFRICA PARA FORTALECER SEGURANÇA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO GOLFO DA GUINÉ

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas