Centro de Hidrografia e Navegação do Norte publica primeira Carta Náutica Eletrônica

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Marinha publicou, em dezembro, a primeira Carta Náutica Eletrônica (ENC), produzida integralmente pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4). A primeira edição da ENC n° BR404021, titulada “Do Lago Aramanaí à Ilha do Amador”, consta no folheto de Aviso aos Navegantes n° 24/2021 e passou por validação do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

Atendendo ao “Plano de Readequação dos Setores de Hidrografia e Cartografia”, proposto pela Diretoria de Hidrografia e Navegação, a fim de descentralizar a produção cartográfica que ficava a cargo exclusivamente do CHM e, atribuindo responsabilidade aos CHN em suas áreas de jurisdição, o CHN-4 logrou êxito por meio da adequação da infraestrutura de suas instalações e capacitação de seus militares para a produção de Cartas de Navegação Eletrônica, modalidade utilizada para navegação de grande complexidade de produção.

A Carta Eletrônica compreende o trecho de Arapixuna à Ilha do Amador, atualizando trecho do Rio Amazonas, conhecido por mudanças batimétricas. Sua publicação é relevante em virtude de ser um local de grande escoamento de carga naquela região.

blank
Interface do banco de dados cartográficos que compreende a Carta de Navegação Eletrônica BR404021

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas