Aprendizes da Marinha vivenciam rotina naval no NApOc “Ary Rongel”

Instrutor orienta cadetes em treinamento naval
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Em um dia marcante para sua formação, os aprendizes-marinheiros da Turma Romeo/2025 da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) embarcaram no NApOc “Ary Rongel”, ancorado no Porto de Vitória. A bordo, vivenciaram práticas do cotidiano naval e conheceram as missões do navio, que incluem apoio à Estação Antártica Comandante Ferraz e participação no PROANTAR.

Adestramento na prática: como a visita ao Ary Rongel fortalece a formação naval

A visita ao Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” permitiu aos alunos da EAMES aplicar conhecimentos adquiridos durante o Curso de Formação de Marinheiros, consolidando aspectos técnicos da instrução como organização de bordo, funcionamento de sistemas navais e protocolos de segurança.

Essa experiência prática é essencial para desenvolver a proficiência operacional, aumentando a compreensão sobre as funções a bordo e preparando os jovens militares para futuros desafios na carreira. O contato com a tripulação também possibilitou a troca de experiências, enriquecendo a formação com relatos reais do cotidiano da Marinha do Brasil.

O impacto da vivência a bordo na construção da identidade militar

Tripulação naval alinhada em frente ao navio no porto.

Mais do que um exercício técnico, o embarque no Ary Rongel representou uma verdadeira imersão na cultura naval. Os aprendizes da Turma Romeo experimentaram a rotina disciplinada, o espírito de corpo e o ambiente operacional de um navio da Marinha, reforçando a identificação com a carreira e os valores militares.

A vivência fortalece o sentimento de pertencimento à Força Naval, elemento crucial na construção de uma identidade militar sólida e comprometida com os princípios de hierarquia, disciplina e serviço à Pátria.

Conhecendo o PROANTAR: ciência, logística e soberania na Antártica

Durante a visita, os futuros marinheiros também foram apresentados às missões estratégicas do Ary Rongel, com destaque para o apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O navio é fundamental para o transporte de pessoal e equipamentos até a Estação Comandante Ferraz, além de contribuir com a coleta de dados oceanográficos, meteorológicos e hidrográficos.

Ao conhecer essa missão, os aprendizes puderam compreender a importância da presença brasileira na Antártica para a ciência, a proteção ambiental e a afirmação da soberania nacional em águas austrais. Essa conexão entre ciência e defesa amplia os horizontes dos alunos e inspira novas gerações de militares a valorizar o papel estratégico da Marinha.

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Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).