Aprendizes da EAMES trocam experiências com marinhas da América Latina e EUA

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 17 de junho de 2024, os alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) vivenciaram uma experiência enriquecedora ao participar de uma videoconferência com assessorias técnicas e administrativas da Marinha do Brasil e do Peru, além do Command Master Chief Petty Officer da Quarta Frota do Comando Sul da Marinha Americana. Este evento proporcionou uma troca de conhecimentos valiosa entre futuros marinheiros e militares experientes.

Descrição do evento

A videoconferência, que envolveu tanto o Corpo de Alunos quanto o Corpo Docente da EAMES, teve como objetivo principal proporcionar aos aprendizes uma visão prática e inspiradora das carreiras militares. A participação de figuras de destaque das Marinhas do Brasil, Peru e Estados Unidos trouxe uma dimensão internacional ao evento, ampliando os horizontes dos jovens marinheiros.

Interação com as assessorias técnicas e administrativas

Os aprendizes tiveram a oportunidade de interagir com o Subsecretário da Marinha do Brasil na Rede Naval Interamericana de Telecomunicações (RNIT), bem como com os Suboficiais Jefferson Espírito Santo Cruz, da Marinha do Brasil, e Juan Carlos Escobar Correa, da Marinha de Guerra do Peru. Durante a videoconferência, esses militares compartilharam suas experiências e desafios enfrentados ao longo de suas carreiras, destacando a importância do trabalho em equipe e da dedicação para superar obstáculos e alcançar o sucesso.

Participação da Marinha Americana

Outro momento de destaque foi a participação do Command Master Chief Petty Officer Robert Florentino, da Quarta Frota do Comando Sul da Marinha Americana. Florentino apresentou a organização hierárquica da Marinha Americana, detalhando a missão da Quarta Frota, sua subordinação ao Comando Sul e as divisões internas. Além disso, ele explicou a formação e o fluxo de carreira das praças na Marinha Americana, oferecendo uma perspectiva valiosa sobre a estrutura e as oportunidades dentro da Marinha dos Estados Unidos.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).