Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica já desobstruíram 37 vias de acesso em Petrópolis (RJ), durante os primeiros dez dias de operação em apoio às vítimas atingidas pelas fortes chuvas na região. Além disso, transportaram mais de 216 toneladas de donativos, incluindo água, alimentos, kits de higiene e material de limpeza; e realizaram mais de 1.175 atendimentos em hospital de campanha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desde as primeiras horas das enchentes, os militares estão presentes no atendimento à população em diversas atividades operacionais e assistenciais. Até o momento, apoiaram a Defesa Civil no resgate de 40 vítimas e removeram cerca de 1,2 mil metros cúbicos de resíduos, como entulho, lama e escombros, o equivalente a mais de 80 caminhões do tipo baú.

As ações abrangem, ainda, reconhecimento especializado de engenharia e avaliação técnica de áreas de risco, apoio nas buscas por vítimas, remoção de escombros, contenção de encostas, balizamento e controle de trânsito, coordenação do tráfego aéreo local e previsão meteorológica.

Slide1.JPG

Ação conjunta

Desde 16 de fevereiro, o Ministério da Defesa determinou o emprego temporário e episódico das Forças Armadas em ações de apoio à Defesa Civil na região serrana do Rio de Janeiro. A operação busca atenuar os efeitos das fortes chuvas que atingiram o município de Petrópolis.

Uma tropa de mais de 1,1 mil integrantes das Forças Singulares atua em coordenação com demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal, utilizando cerca de 130 equipamentos, incluindo máquinas pesadas de engenharia, viaturas e aeronaves.

Por Mariana Alvarenga

Com informações do Comando Conjunto do Leste

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).