EM MINHA PRIMEIRA ORDEM DO DIA, APÓS ASSUMIR O COMANDO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, ENALTEÇO O EXÍMIO TRABALHO DE UM DOS GRANDES RESPONSÁVEIS POR EDIFICAR O ALICERCE DO PODER AEROESPACIAL BRASILEIRO.
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NA HISTÓRIA DA AERONÁUTICA NACIONAL, POUCOS HOMENS PÚBLICOS FORAM CHAMADOS A DESEMPENHAR CARGOS DE TANTA RESPONSABILIDADE E IMPORTÂNCIA, COMO O DOUTOR JOAQUIM PEDRO SALGADO FILHO, PRIMEIRO MINISTRO DA AERONÁUTICA.
NASCIDO EM BERÇO MILITAR, NO ANO DE 1888, FILHO DO CORONEL DO EXÉRCITO JOAQUIM PEDRO SALGADO E DA SENHORA MARIA JOSÉ PALMEIRO, SALGADO FILHO REALIZOU, NA CIDADE DE PORTO ALEGRE, SEUS PRIMEIROS ESTUDOS E LÁ DEDICOU GRANDE PARTE DE SUA VIDA A SERVIR AO BRASIL.
HOMEM DE ELEVADA POSTURA ÉTICA E ADMIRÁVEL CAPACIDADE PROFISSIONAL FOI ESCOLHIDO PELO, ENTÃO, PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS PARA LIDERAR A INÉDITA MISSÃO DE UNIFICAR AS ASAS DA AVIAÇÃO NAVAL E DA AVIAÇÃO MILITAR, CRIANDO, EM 20 DE JANEIRO DE 1941, O MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA, MOTIVO PELO QUAL, HOJE, CELEBRAMOS ESTA IMPORTANTE DATA HISTÓRICA.
O ADVENTO DESSE AUSPICIOSO MINISTÉRIO OCORREU EM UM DOS MAIS SOMBRIOS PERÍODOS DA HISTÓRIA, EM PLENO TRANSCORRER DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, COM OS PAÍSES ALIADOS EXERCENDO FORTES PRESSÕES SOBRE O GOVERNO BRASILEIRO, ATÉ ENTÃO EM NEUTRALIDADE, PARA O ENGAJAMENTO NO CONFLITO.
DIMENSIONAR A MAGNITUDE DA RESPONSABILIDADE ESTRATÉGICA, QUE RECAIU SOBRE OS OMBROS DO PRIMEIRO MINISTRO DA AERONÁUTICA, NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, HAJA VISTA QUE, ALÉM DOS ENCARGOS RELACIONADOS À GUERRA, VIU-SE À FRENTE DO DESAFIO DE HARMONIZAR OS SIMULTÂNEOS INTERESSES DA AVIAÇÃO CIVIL, DA INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA E DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA, CABENDO A ELE A HERCÚLEA TAREFA DE ORGANIZAR O INCIPIENTE SETOR AÉREO BRASILEIRO.
SALGADO FILHO VIU DE PERTO O BRAÇO-ARMADO DO SEU MINISTÉRIO, A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, ENGAJAR-SE EM UMA EXPERIÊNCIA REAL DE COMBATE; EVIDENCIANDO, ASSIM, A RAZÃO DE SUA EXISTÊNCIA, AO DEIXAR REGISTRADO, EM NOSSAS PÁGINAS, O BATISMO DE FOGO NA CAMPANHA DO ATLÂNTICO SUL E NO TEATRO DE OPERAÇÕES DA EUROPA.
CABE RESSALTAR QUE O SUCESSO DA FAB NESSAS CAMPANHAS, INDUBITAVELMENTE, DEVEU-SE, TAMBÉM, AO EMPENHO DE SEUS INTENDENTES. TODA A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE, O PREPARO DAS AERONAVES E, ATÉ MESMO, O ZELO PELO BEM-ESTAR DA TROPA FORAM GARANTIDOS PELA EXCELÊNCIA NO CUMPRIMENTO DAS ATIVIDADES INICIADAS PELO PATRONO DA INTENDÊNCIA DA AERONÁUTICA, TENENTE- BRIGADEIRO JOSÉ EPAMINONDAS DE AQUINO GRANJA.
ENCERRADOS OS COMBATES, DÉCADAS SE PASSARAM E, DEVIDO À CONTÍNUA E EXITOSA EVOLUÇÃO NO EMPREGO DO SETOR AEROESPACIAL, EM 1999, O MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA PASSOU À DENOMINAÇÃO ATUAL, COMANDO DA AERONÁUTICA, GALGANDO, CADA VEZ MAIS, RELEVÂNCIA NOS CAMPOS CIENTÍFICO, SOCIAL E ECONÔMICO DE NOSSA NAÇÃO.
DESDE O MARCO INICIAL DE SUAS ATIVIDADES, AO LONGO DESSES OITENTA E DOIS ANOS DE EXISTÊNCIA, TESTEMUNHAMOS OS VALOROSOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS POR HOMENS E MULHERES ABNEGADOS, QUE OFERTARAM A MELHOR DE SUAS CAPACIDADES EM PROL DA AERONÁUTICA BRASILEIRA.
GRAÇAS ÀS SEMENTES PLANTADAS POR PIONEIROS, COMO O MARECHAL DO AR EDUARDO GOMES, PATRONO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, QUE TRABALHOU INTENSAMENTE NA CRIAÇÃO DO CORREIO AÉREO NACIONAL, NOSSOS MEIOS AÉREOS TÊM SE MOSTRADO CAPAZES DE ATENDER ÀS PRINCIPAIS DEMANDAS DO PAÍS. A PRIMEIRA MISSÃO DO KC-30 EM APOIO À OPERAÇÃO ACOLHIDA É UMA PROVA DISSO.
NOMES COMO O DO MARECHAL DO AR CASIMIRO MONTENEGRO FILHO TAMBÉM FAZEM PARTE DESSA HISTÓRIA E CONTRIBUÍRAM, SOBREMANEIRA, PARA O ENGRANDECIMENTO DA ENGENHARIA DA AERONÁUTICA BRASILEIRA, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA TECNOLOGIA AEROESPACIAL.
“SE O INVENTOR DO AVIÃO É BRASILEIRO, POR QUE NÃO PODEMOS CONSTRUIR NOSSOS AVIÕES?”
COM ESSA INDAGAÇÃO DE INFÂNCIA DE OZIRES SILVA, OFICIAL AVIADOR DA FAB, EX-PRESIDENTE E COFUNDADOR DA EMBRAER, UM SONHO FOI TRANSFORMADO EM REALIDADE E, HOJE, TEMOS AVIÕES BRASILEIROS EM MAIS DE 92 PAÍSES, OPERANDO NOS SEIS CONTINENTES DO GLOBO, ALÉM DO CONSAGRADO KC-390 MILLENNIUM, COMO A ESPINHA DORSAL DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE MILITAR NO BRASIL, APOIANDO A INTEGRAÇÃO NACIONAL.
E O QUE DIRIA NERO MOURA, O PATRONO DA AVIAÇÃO DE CAÇA, AO VER A CHEGADA DOS MODERNOS CAÇAS MULTIMISSÃO F-39 GRIPEN E SUA OPERAÇÃO, A PARTIR DO BERÇO DA DEFESA AÉREA, A BASE AÉREA DE ANÁPOLIS, COLABORANDO, ESTRATEGICAMENTE, PARA AUMENTAR A CAPACIDADE DE DEFESA E DE MANUTENÇÃO DA SOBERANIA DO NOSSO PAÍS.
O FUTURO CHEGOU E COM ELE NOVOS DESAFIOS. ACOMPANHANDO A RÁPIDA EVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES AERONÁUTICAS, COMEÇAMOS A CONVIVER COM O SEGMENTO ESPACIAL, PARA ONDE NOSSOS HOLOFOTES COMEÇAM A BRILHAR MAIS INTENSAMENTE. TRATA-SE DE UM NOVO HORIZONTE DE SONHOS, CONHECIMENTOS E EMPREENDEDORISMO CRIATIVO QUE SE DESLINDA DIANTE DE NÓS.
MEUS COMANDADOS,
AO CELEBRARMOS O ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA, POMO-NOS A REFLETIR SOBRE O PASSADO DE REALIZAÇÕES DA AERONÁUTICA BRASILEIRA QUE, INEVITAVELMENTE, FAZ REFULGIR, EM NOSSOS OLHOS, O PIONEIRISMO E A DETERMINAÇÃO DE NOSSOS HERÓIS OS QUAIS NÃO APENAS TRANSFORMARAM O PODER AEROESPACIAL BRASILEIRO, COMO SEDIMENTARAM AS BASES INDISPENSÁVEIS PARA A EDIFICAÇÃO DE NOSSOS 82 ANOS DE HISTÓRIA.
TENHAM NAS CONQUISTAS E GLÓRIAS POR ELES LEGADAS O MAIS NOBRE EXEMPLO DE OBSTINAÇÃO. SIRVAM-SE DESSA FONTE PARA INSPIRAREM SUAS AÇÕES E REVIGORAREM O ÂNIMO NAS LIDAS DIÁRIAS, SABENDO QUE A SINERGIA DE ESFORÇOS E A OBSERVÂNCIA AOS PRECEITOS E AOS VALORES MILITARES SÃO CONDIÇÕES INDISPENSÁVEIS PARA SUPLANTAR OS DESAFIOS.
ASSIM, MANIFESTO A MAIS SINCERA GRATIDÃO A CADA UM DOS HOMENS E MULHERES, MILITARES E CIVIS, OS QUAIS, MUITAS VEZES, ANÔNIMOS NAS ATRIBUIÇÕES, DILIGENTEMENTE, EXERCIDAS, DÃO VIDA À FORÇA AÉREA, E EXTERNO, PUBLICAMENTE, O QUÃO SINTO-ME HONRADO EM PODER COMANDÁ-LOS.
PARABÉNS, COMANDO DA AERONÁUTICA!
PARABÉNS AOS INTEGRANTES, DE HOJE E DE SEMPRE, PELOS 82 ANOS DE CONTINUADA EXCELÊNCIA PROFISSIONAL!
TENENTE-BRIGADEIRO DO AR MARCELO KANITZ DAMASCENO
COMANDANTE DA AERONÁUTICA