A Amazul está presente na 6ª Mostra BID Brasil, principal evento da indústria de defesa e segurança do país, que acontece de 7 a 9 de dezembro, em Brasília.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No primeiro dia do evento, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, visitou o estande da empresa, onde foi recebido pelo diretor-presidente interino da Amazul, Francisco Roberto Portella Deiana.

A empresa também está representada pelo gerente de Gestão do Conhecimento Tomé Machado e pelos empregados Leonardo Dalaqua, da Gerência Técnica, e Douglas Siqueira, da Coordenadoria-Geral de Negócios.

O estande da Amazul destaca os produtos estratégicos de defesa da empresa e o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

A 6ª Mostra BID Brasil é organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio dos ministérios da Defesa, das Relações Exteriores, das Minas e Energia e da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O evento reúne no Centro de Convenções Ulysses Guimarães 83 expositores, 38 apoiadores institucionais e delegações internacionais.

No estande da Amazul, os visitantes recebem informações sobre o Projeto de Concepção do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro, reconhecido como Produto Estratégico de Defesa (PED) desde fevereiro de 2014.

A empresa também apresenta sua metodologia de Gestão do Conhecimento, que foi homologada pelo Ministério da Defesa como PED em agosto de 2021. A metodologia concebe produtos, processos, ferramentas e soluções para capturar, gerar, preservar, analisar, organizar, compartilhar e fornecer conhecimento de maneira rápida e precisa.

Reator Multipropósito

Embora não seja um produto de defesa, a Amazul também apresenta o RMB, tendo em vista a iminente conclusão, em 17 de dezembro, do Projeto Detalhado do Prédio do Reator e Auxiliares a ser entregue à Comissão Nacional de Energia Nuclear. Empreendimento de elevado alcance social, o RMB permitirá ao Brasil se tornar autossuficiente na produção de radiofármacos usados no diagnóstico e na prevenção de doenças como o câncer.

Desde maio de 2017, a Amazul investiu 544 mil horas de trabalho no detalhamento do RMB, considerando a elaboração de projetos e as atividades de acompanhamento e fiscalização dos serviços executados pela empresa argentina Invap. Nesse período, foram produzidos 3.842 documentos em todas as especialidades da engenharia e verificados 5.348 documentos produzidos pela Invap.

Base Industrial de Defesa e Segurança

A 6ª Mostra BID tem como objetivo valorizar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar seus produtos, serviços e inovações. A Base Industrial de Defesa e Segurança reúne mais 1,1 mil empresas fornecedoras de produtos e serviços de alta tecnologia e com forte demanda, inclusive para o mercado internacional. O setor gera ao Brasil cerca de US$ 4,5 bilhões em exportações, com potencial para mais de US$ 3 bilhões, e representa diretamente 4% do PIB (Produto Interno Bruto) do País. Considerando as cadeias produtivas indiretas, esse índice chega a quase 7,5%.

Fonte: Amazul