Amazônia protegida: EDGE e SIATT fortalecem tecnologia do CENSIPAM

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Grupo EDGE, referência global em tecnologia avançada e defesa, e a SIATT, empresa brasileira especialista em sistemas inteligentes, firmaram uma parceria para fornecer ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) um sistema de comunicação ultra-seguro. A solução reforçará a proteção da Amazônia Legal e da Amazônia Azul, utilizando tecnologias de última geração para operações em ambientes desafiadores e remotos.

Detalhes da solução de comunicação segura

A solução de comunicação oferecida ao CENSIPAM combina componentes de alta tecnologia, como o smartphone ultra-seguro KATIM X3M da EDGE, o software de comando e controle desenvolvido pela SIATT e os rádios da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL). Juntos, esses equipamentos formam um sistema que garante interoperabilidade, troca de informações em tempo real e segurança absoluta em ambientes remotos e desafiadores.

O sistema foi desenvolvido com arquitetura aberta, permitindo a integração de outras tecnologias associadas, o que amplia sua flexibilidade e eficiência. Projetado sob medida, o sistema atenderá às necessidades específicas do CENSIPAM, que atua no monitoramento da Amazônia Legal e da Amazônia Azul, regiões estratégicas para a soberania brasileira.

A parceria entre EDGE, SIATT e CENSIPAM

A parceria entre a EDGE e a SIATT reforça o compromisso do Brasil em adotar soluções tecnológicas de ponta, com forte participação nacional. A SIATT, que tem 50% de sua participação detida pela EDGE, desempenha um papel central na adaptação do sistema ao contexto brasileiro, utilizando seu expertise em armas inteligentes e sistemas avançados de defesa.

Por sua vez, o CENSIPAM, órgão ligado ao Ministério da Defesa, será o beneficiário direto da tecnologia, potencializando suas operações de monitoramento e proteção da Amazônia. A colaboração entre empresas nacionais e internacionais, como SIATT e EDGE, demonstra o potencial de integração entre expertise global e inovação local, trazendo benefícios para a defesa e segurança do país.

A 8ª Mostra BID Brasil e o impacto do projeto

A assinatura da carta de intenções entre o CENSIPAM e a EDGE ocorreu durante a 8ª Mostra BID Brasil, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, reconhecido como uma vitrine para a Base Industrial de Defesa e Segurança do país, ofereceu o palco ideal para o anúncio dessa parceria estratégica.

Além de consolidar a posição do Brasil na vanguarda tecnológica da América Latina, o projeto reafirma o papel da Mostra BID Brasil como um ambiente para fomentar inovações e construir alianças. A solução de comunicação ultra-segura, ao ser apresentada no evento, destacou a importância da integração entre governo, indústria e tecnologia para a proteção de recursos estratégicos e da soberania nacional.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui