AMAN Realiza Manobra Escolar com 2 mil militares em campo

Foto: AMAN

Em Resende (RJ), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) reúne mais de 2 mil militares para a Manobra Escolar, um dos maiores exercícios práticos de formação militar do Brasil. Com duração de duas semanas, o exercício simula um cenário de combate convencional, no qual cadetes aplicam os conhecimentos adquiridos em suas áreas de formação. O evento também conta com o apoio de unidades de engenharia e ações sociais para a comunidade local.

Manobra Escolar da AMAN: Um Exercício Completo de Formação Militar

Foto: AMAN

A Manobra Escolar da AMAN é o exercício final do ano acadêmico e representa uma oportunidade única para os cadetes aplicarem, no terreno, o conhecimento adquirido em sala de aula. Neste ano, o exercício simula um cenário de conflito armado convencional, colocando à prova as habilidades dos cadetes em situações complexas e desafiadoras. Sob coordenação rigorosa, as atividades integram conhecimentos das diferentes Armas e Serviços do Exército — como Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico e Intendência — em operações que simulam situações de combate real.

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A presença do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Porto União (SC), também contribui para o enriquecimento da Manobra Escolar. Essa unidade trouxe a Portada Pesada Improved Ribbon Bridge, um sistema avançado de transposição de cursos d’água que permite que tropas e veículos cruzem obstáculos hídricos com eficiência e segurança. Com a participação desses equipamentos especializados, os cadetes têm a oportunidade de observar e participar de operações que agregam maior complexidade ao exercício, promovendo uma visão completa das possibilidades logísticas e táticas.

Operações e Táticas Empregadas na Manobra Escolar

Foto: AMAN

No decorrer da Manobra Escolar, os cadetes realizam uma série de operações básicas e complementares definidas pela Doutrina Militar Terrestre. Essas atividades incluem operações aeromóveis, transposição de cursos d’água e combate a forças irregulares, todas projetadas para desenvolver a capacidade de resposta rápida e eficiente em situações adversas. A operação também inclui exercícios de segurança e técnicas de combate, que proporcionam aos futuros oficiais a oportunidade de praticar o planejamento e a execução de ações táticas.

Com o apoio de 300 viaturas e 6 aeronaves de asa rotativa, o exercício atinge um alto nível de realismo, permitindo que os cadetes experimentem as dificuldades e dinâmicas de uma operação militar completa. Esses veículos e aeronaves proporcionam a mobilidade e o apoio necessários para que os cadetes realizem manobras em terrenos variados, aprendendo a operar sob pressão e a se adaptar rapidamente a situações imprevistas. Esse contato direto com equipamentos e situações reais reforça o aprendizado e melhora a preparação dos cadetes para futuras responsabilidades no Exército Brasileiro.

Ação Cívico-Social (ACISO) e o Compromisso da AMAN com a Comunidade

A Manobra Escolar não se limita aos exercícios militares. Como parte do compromisso da AMAN com a comunidade, no dia 4 de novembro, os cadetes e militares realizaram uma Ação Cívico-Social (ACISO) no município de Quatis (RJ). Durante essa iniciativa, foram oferecidos atendimentos médicos e hospitalares à população local, com cerca de 150 pessoas beneficiadas. A ação, que contou com o apoio do Batalhão Agulhas Negras e do Hospital Militar de Resende, reforça o papel social do Exército e promove uma aproximação importante com a comunidade.

Essas ações cívico-sociais, que integram a população às atividades da AMAN, demonstram a chamada “Mão Amiga” do Exército Brasileiro. Além de fortalecer os laços com a comunidade, a ACISO representa uma oportunidade para que os cadetes pratiquem valores de empatia e solidariedade, que são fundamentais na formação de um oficial. Iniciativas como essa ampliam o impacto positivo da Manobra Escolar, garantindo que o exercício seja benéfico não só para os militares, mas também para a população civil.

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Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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