Foi concluído neste dia 17 de setembro de 2021, o XXI Estágio de Caçador Militar da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

A atividade, que teve início em 6 de setembro, foi conduzida pela Seção de Tiro da AMAN, que tem como uma de suas missões o desenvolvimento e o aprimoramento da doutrina referente ao emprego do Caçador Militar no âmbito do Exército.

O Estágio de Caçador habilita militares a compor as equipes de caçadores dos batalhões de infantaria, o que possibilita o emprego em diversos tipos de operações militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade contou com a participação inicial de 28 estagiários, sendo eles, 13 oficiais, oito sargentos e cinco cadetes, além de um oficial e um sargento da Academia da Força Aérea.

Foram formados 19 caçadores, com destaque para a participação de  duas militares do segmento feminino, a cadete Vitória Bezerra, do 4º ano do curso de Material Bélico, e a 2º sargento R Andrade, da Seção de Licitações da AMAN. As duas militares apresentaram excelente desempenho e são as primeiras mulheres a se formarem no Estágio de Caçador da AMAN.

Dentre os estagiários, também esteve o sargento do Batalhão de Comando e Serviços da AMAN, o 3º Sgt Daniel.

Foram ministradas instruções sobre Fundamentos de Tiro, Balística, Roupa “Ghillie”, Observação Memorização e Descrição, Emprego Tático do Caçador, Avaliação de Distâncias, Observação, Tiro Noturno, Tiro em Posições Alternativas e Tiro a Distâncias Desconhecidas.

A equipe de instrução da Seção de Tiro, juntamente com militares da Escola de Sargentos das Armas, do Centro de Instrução de Operações Urbanas  e  da Brigada de Infantaria Pára-quedista, segue dedicada na preparação dos futuros Caçadores do Exército Brasileiro.

O caçador é um “Sistema de Armas” de extrema valia para forças militares. É um multiplicador do poder de combate à disposição do comandante.

Parabéns a todos os concludentes do estágio.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).