Alunos do CMRJ visitam Espaço Cultural da Marinha e Navio Laurindo Pitta

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No dia 3 de setembro, alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) tiveram a oportunidade de conhecer de perto a história naval do Brasil. Organizada pelo Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), a visita ao Espaço Cultural da Marinha proporcionou aos 66 estudantes uma imersão na participação do país na Primeira Guerra Mundial, incluindo a visita ao histórico Navio Laurindo Pitta, que integrou a Divisão Naval em Operações de Guerra.

Conhecendo a História Naval do Brasil

A visita dos alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro ao Espaço Cultural da Marinha foi uma verdadeira aula prática sobre a história naval do Brasil. Um dos pontos altos do passeio foi a visita ao Navio Laurindo Pitta, uma embarcação que desempenhou um papel significativo na Primeira Guerra Mundial. Incorporado à Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) em 1918, o navio participou de importantes missões de escolta e patrulha no conflito, representando a contribuição brasileira na guerra que abalou o mundo no início do século XX.

Além do Navio Laurindo Pitta, os estudantes exploraram o submarino Riachuelo e o Navio Museu Bauru. O submarino Riachuelo é um exemplar da evolução tecnológica da Marinha, proporcionando aos visitantes uma compreensão sobre as operações subaquáticas e a importância estratégica desses meios na defesa marítima. Já o Navio Museu Bauru, que recentemente completou 80 anos de incorporação, oferece uma perspectiva histórica do desenvolvimento naval brasileiro e das operações durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa experiência prática e interativa permitiu que os alunos se aprofundassem na história da Marinha do Brasil e compreendessem melhor os desafios e avanços tecnológicos que têm sido fundamentais para a proteção dos interesses nacionais. A visita destacou a importância de uma força naval equipada e preparada para garantir a soberania do país e sua presença no cenário internacional.

O Espaço Cultural da Marinha como Instrumento Educativo

O Espaço Cultural da Marinha, localizado no Rio de Janeiro, desempenha um papel essencial na preservação e divulgação da história marítima brasileira. Com um acervo rico e diversificado, o espaço proporciona aos visitantes, em especial aos estudantes, uma oportunidade única de conhecer a trajetória da Marinha e seu impacto na história do Brasil. A visita organizada pelo Comando do 1º Distrito Naval foi estruturada para maximizar o aprendizado, com atividades educativas e interativas que prenderam a atenção dos alunos.

Durante o passeio, os alunos do CMRJ puderam participar de sessões explicativas e vivenciar de forma prática como funcionam os diferentes tipos de embarcações. A interação direta com os navios e o submarino permitiu que os estudantes visualizassem as condições a bordo e entendessem os aspectos práticos da vida no mar. Essa abordagem educativa contribui significativamente para tornar a história mais acessível e compreensível, estimulando o interesse dos jovens pela carreira naval e pelos temas relacionados à defesa.

A experiência no Espaço Cultural da Marinha teve um impacto significativo na formação dos alunos, ampliando seu conhecimento sobre a importância da Marinha do Brasil e o papel que desempenha na proteção dos mares e da soberania nacional. A visita serviu não apenas como um complemento ao currículo escolar, mas também como um incentivo ao desenvolvimento de uma mentalidade marítima, essencial para um país com uma extensa costa como o Brasil.

A Importância da Marinha para a Defesa da Pátria

Ao final da visita, os alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro puderam refletir sobre a importância de uma Marinha bem equipada e preparada. O contato direto com as embarcações e os relatos históricos evidenciaram a necessidade de se ter uma força naval robusta para a defesa dos interesses nacionais. O Navio Laurindo Pitta e o Navio Museu Bauru, cada um em seu contexto histórico, são exemplos do comprometimento e da atuação da Marinha do Brasil em momentos críticos da história, como as duas grandes guerras mundiais.

A experiência também despertou nos estudantes uma maior compreensão sobre os desafios que a Marinha enfrenta na proteção do território marítimo brasileiro. O Brasil, com sua extensa costa e recursos naturais, depende de uma Marinha forte e eficiente para salvaguardar suas fronteiras e suas riquezas. O conhecimento adquirido durante a visita reforça a importância de se investir e valorizar as Forças Armadas, especialmente em um mundo onde a segurança marítima é cada vez mais relevante.

A iniciativa do Com1ºDN ao proporcionar essa visita educativa é um exemplo do compromisso da Marinha com a formação de futuras gerações, destacando a importância da consciência de defesa e da valorização da história naval. Ao vivenciarem essa experiência, os alunos do CMRJ saíram mais conscientes da relevância da Marinha para o Brasil e da necessidade de uma defesa nacional preparada e atenta aos desafios do presente e do futuro.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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