Ontem os alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) estiveram no Campo de Instrução Gericinó, onde finalizaram o exercício de planejamento e coordenação de fogos com a solução de problemas simulados e a execução do tiro real dos meios de apoio de fogo indiretos orgânicos da 9a Brigada de Infantaria Motorizada e da Artilharia Divisionária da 1a Divisão de Exército.

No contexto do exercício com duração de 3 jornadas, os alunos se valeram dos trabalhos de levantamento de inteligência que resultaram em um plano de apoio de fogo das Organizações Militares de uma Brigada constituída. Pela ótica do ensino, somente a integração das Armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia produz a sinergia que dá significado ao conceito de “fogo e manobra”.

Os fogos foram conduzidos pelo @31gac_exercito, pelo @11gac_exercito e pelo @1bimec_exercito.

A atividade foi acompanhada pelo Gen Div Ribeiro, Vice-Chefe do DECEx, e pelos Gen Bda Carlos Eduardo (Cmt EsAO), Sibinel (DPHCEx) e Januário (Asse Esp CML).

blank

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui