Entre os dias 3 e 10 de dezembro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Centenas de pessoas visitaram o evento, que ocorreu em Brasília (DF), e conheceram as mais modernas produções científicas brasileiras, que estavam dispostas em mais de 100 estandes. Na ocasião, foram premiados os alunos melhores colocados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que contou com mais de 2.300.000 participantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Hermínio Joaquim da Silva Júnior, do 2° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), integrante do Esquadrão Anhur, recebeu a medalha de ouro, por ter se classificado entre os cinco melhores de todo o Brasil, em sua categoria, e entre os 25 melhores de toda a Olimpíada. i21121521513305660

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, esteve presente no evento e foi responsável por entregar a premiação aos vencedores. Ele lembrou sua trajetória na carreira espacial e disse que a premiação vai ajudar crianças e jovens a terem boas carreiras no futuro. “Quero deixar um abraço a todos da Escola Preparatória. Saibam que sonhei muito em ingressar na EPCAR. Continuem assim, estudem! Como minha mãe falava: estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você, que terão muito sucesso. Eu quero ver cada um de vocês, seja no ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica], seja na AFA [Academia da Força Aérea], ou em qualquer uma das opções que a FAB [Força Aérea Brasileira] oferece para vocês”, disse.

i21121521513502344O aluno Hermínio esteva acompanhado do Comandante do Esquadrão Anhur, Major Aviador José Adriano Hespanhol, e pelo professor da disciplina de Física, Antônio Ribeiro de Rezende Neto. O docente destacou que o esforço e a dedicação do aluno foram recompensados com a obtenção da premiação e que, como professor, esse é um dos momentos que ratifica a certeza do trabalho bem desempenhado. “Hoje foi o dia de ver o meu aluno colher os frutos de uma longa jornada. Após duas fases de uma Olimpíada, em que participaram mais de dois milhões de alunos. O Hermínio recebeu a sua merecida medalha de ouro, como um dos destaques nacionais. Para mim, participar de tudo isso é uma alegria incomensurável”, concluiu.

O aluno Hermínio demonstrou todo o seu contentamento com o resultado obtido, agradecendo o apoio recebido pela FAB e pela EPCAR, em especial, aos companheiros de turma e o corpo docente da Escola. “Sou agradecido a todos que me proporcionaram as oportunidades para que eu pudesse participar dessa Olimpíada e representar a FAB no evento. Vejo essa olimpíada como uma oportunidade de ultrapassar meus limites e buscar algo a mais”, destacou.

ONC i21121521513401515

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

Fotos: Major Hespanhol / EPCAR

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).