Akaer conquista status global e amplia presença no mercado aeroespacial

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Akaer encerra 2024 com uma posição fortalecida no mercado global. A empresa brasileira se destacou como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1), tornando-se pioneira no setor aeroespacial do país. Projetos internacionais de peso, como a produção da fuselagem do D328eco, da Deutsche Aircraft, e do avião português LUS-222, colocaram a Akaer no centro das atenções globais. Além disso, parcerias estratégicas com Embraer, HondaJet e Turkish Aerospace solidificaram sua presença em um mercado altamente competitivo.

Principais marcos internacionais da Akaer em 2024

O reconhecimento da Akaer como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1) representa um marco histórico para a indústria aeroespacial brasileira. A certificação foi obtida após o contrato firmado com a Deutsche Aircraft, empresa alemã responsável pelo desenvolvimento do D328eco, um turboélice de 40 lugares projetado para transporte regional, missões de resgate, operações militares e combate a incêndios. A Akaer será responsável pela produção da fuselagem dianteira da aeronave, com as primeiras entregas previstas para 2026.

Outro grande projeto internacional foi o contrato com a EEA Aircraft and Maintenance, para a fabricação, no Brasil, da estrutura completa do LUS-222, o primeiro avião projetado em Portugal para missões civis e militares. A Akaer assumirá a produção da fuselagem, asas, estabilizadores horizontais e verticais, além de todas as superfícies de controle da aeronave. A produção está prevista para começar já em 2025.

Essas conquistas não apenas reforçam a capacidade tecnológica da Akaer, mas também destacam o Brasil como um polo emergente no setor aeroespacial internacional.

Parcerias estratégicas e inovação tecnológica

Em 2024, a Akaer fortaleceu ainda mais suas parcerias com grandes players globais do setor aeroespacial. Em colaboração com a Embraer, a empresa participou de dois importantes projetos: o cargueiro militar C-390 Millennium e o jato executivo Praetor 600. A Akaer foi responsável pela montagem dos tanques de combustível das duas aeronaves, além dos pilones do POD e JAMMER do C-390 Millennium.

Outro avanço significativo foi a entrega dos primeiros ferramentais essenciais para a fabricação da cauda do HondaJet Echelon (HA-480), um dos principais projetos da fabricante japonesa Honda Aircraft Company.

Além disso, a Akaer desempenhou um papel essencial no programa HÜRJET, o caça supersônico da Turkish Aerospace Industries (TAI). A empresa brasileira contribuiu com o desenvolvimento estrutural, detalhamento do projeto e instalação dos sistemas da fuselagem do segundo protótipo, que realizou com sucesso seu voo inaugural em 2024.

Essas parcerias demonstram não apenas a versatilidade tecnológica da Akaer, mas também a confiança de empresas globais na capacidade técnica e na excelência brasileira.

Contribuições para a soberania e inovação no Brasil

Além de ampliar sua presença internacional, a Akaer reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da soberania tecnológica do Brasil. No setor de defesa, a empresa liderou a modernização do blindado Cascavel NG para o Exército Brasileiro. Equipado com câmeras diurnas e termais, sistema lançador de mísseis e torre automatizada, o veículo ganhou mais agilidade, precisão e capacidade de combate, passando com êxito pelas primeiras fases de testes.

Outra importante contribuição foi a modernização das asas do P-3AM Orion, avião de patrulha marítima da Força Aérea Brasileira (FAB). O projeto envolveu a substituição de elementos primários das asas, incluindo revestimentos superiores, longarinas dianteiras e traseiras, além de painéis centrais. O sucesso do primeiro voo pós-modernização reforça a relevância da Akaer na manutenção e ampliação das capacidades operacionais das Forças Armadas brasileiras.

No setor espacial, a Akaer alcançou dois marcos importantes. O nanossatélite VCUB 1, equipado com a câmera OPTO 3UCAM desenvolvida pela empresa, capturou suas primeiras imagens da Terra em alta definição. Além disso, o projeto VLN AKR avançou com a conclusão da Revisão Preliminar de Requisitos e a obtenção da licença para lançamentos, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2027.

Esses projetos não apenas fortalecem a autonomia tecnológica do Brasil, mas também posicionam o país como um ator relevante no mercado espacial global.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui