O presidente da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), Julio Shidara, esteve em Brasília (DF), no início de dezembro, participando de reuniões e eventos voltados para o fortalecimento da atividade industrial, especialmente nos setores aeroespacial, defesa e segurança. Um dos compromissos foi no dia 7 de dezembro, quando Shidara marcou presença no encontro entre os membros do FNI (Fórum Nacional da Indústria) e o presidente da República, Jair Bolsonaro. A reunião foi organizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), contando também com a participação de vários Ministros de Estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo do encontro foi apresentar ao presidente propostas para a retomada da indústria e da geração de emprego. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, entregou ao presidente um documento com 44 propostas para retomada da indústria. Reforma tributária – Nesse mesmo dia, Shidara participou de uma reunião na CNI com o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, ocasião em que foram tratados temas de interesse da indústria no Congresso Nacional, com destaque para a PEC 110, relativa à reforma tributária.

WhatsApp Image 2021 12 16 at 15.24.32 1

Participaram desse evento integrantes do FNI, presidentes de federações da indústria e membros da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

WhatsApp Image 2021 12 16 at 15.24.32 2

PEB – Já no dia 8 de dezembro, o presidente da AIAB participou da cerimônia de transmissão do cargo de Secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), do Contra-Almirante Carlos André Coronha Macedo para o Contra-Almirante Marcelo da Silva Gomes, ocorrida no Palácio do Planalto.

Na ocasião, Shidara apresentou-se ao novo Secretário, Almirante Silva Gomes, colocando-se à disposição para dar continuidade às ações conjuntas em prol do Programa Espacial Brasileiro (PEB), já que o Secretário de Coordenação de Sistemas desempenha, também, o cargo de Coordenador do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB). A AIAB luta pela contratação emergencial dos Projetos Mobilizadores da Indústria, propostos pelo GT-5 e aprovados pela plenária do CDPEB em 2018, como medida para evitar que o Brasil perca o domínio de tecnologias críticas para futuros projetos do PEB.