Em comemoração aos seus 28 anos, a Agência Espacial Brasileira (AEB) realizou nesta quinta-feira (10/02), na sede da autarquia, em Brasília (DF), a cerimônia de entrega da Menção de Honra ao Mérito Espacial para 16 personalidades que contribuem ou contribuíram significativamente com o setor espacial brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao País, foram homenageados o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos César Pontes; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Ex-Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara i2221011302706030(CLA), Coronel Aviador Marcello Correa de Souza; a servidora do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e Engenheira Eletrônica Maria Goretti Dantas; dentre outros civis e militares.

De acordo com o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Coronel Engenheiro da Reserva Carlos Augusto Teixeira de Moura, a parceria com a FAB é fundamental, especialmente com a nova edição do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), que é um instrumento de planejamento do Programa Espacial Brasileiro (PEB). “Nós precisamos e confiamos muito nas entidades da Aeronáutica porque elas são pilares essenciais da atividade espacial no Brasil”, completou.

i2221011173302618De acordo com o Coronel Correa, a homenagem materializa a parceria que houve entre a Agência Espacial Brasileira e o Centro de Lançamento de Alcântara, que tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE). “Realmente conseguimos trabalhar em conjunto, atingimos as metas previstas e hoje estamos aqui com esse evento para coroar esse ciclo”, destacou.

i2221011173203801Também foi agraciada a servidora civil da FAB e Engenheira Eletrônica Maria Goretti Dantas, que ingressou na carreira aeroespacial em 1984. Ela participou da instalação, recebimento em campo, aproximação e manutenção do radar Adour no Centro de Lançamento de Alcântara. Este radar apoia as atividades do Programa Espacial Brasileiro no rastreio dos veículos espaciais durante voo. Desde 2002, a Engenheira atua como interface técnica, operacional e de qualidade entre o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e o Centro Espacial Guianês, na Guiana Francesa. “Para mim é uma honra, principalmente para o CLBI, que faz o rastreamento de foguetes lançados na Guiana Francesa a partir do estado do Rio Grande do Norte. Portanto, essa indicação aumenta muito a importância do CLBI, perante a AEB e a Aeronáutica”, ressaltou.

Histórico da AEB

i2221011172602416A Agência Espacial Brasileira, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

A PNDAE estabelece objetivos e diretrizes para os programas e projetos nacionais relativos à área espacial, e tem o PNAE como principal instrumento de planejamento.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Texto: Tenente Flávia Rocha, Aspirante Eniele Santos e Aspirante Roberta Nunes / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).