Fotos: Soldado Adher / AFA

A história da Academia da Força Aérea (AFA) agora está disponível para acesso público em uma nova aplicação no site da instituição (www.fab.mil.br/afa). Lançado no dia 24 de fevereiro, o projeto tem como objetivo resgatar a trajetória da AFA e dos Cadetes em direção ao Oficialato, contando detalhes históricos e curiosidades presentes nos 82 anos de existência da academia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A iniciativa apresenta registros da própria Força Aérea Brasileira ao longo do tempo, possibilitando o acesso a um arcabouço de conhecimentos e experiências vivenciadas pelos militares da FAB ao longo de suas carreiras. O projeto foi fruto de um esforço conjunto de toda a Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga e contou com o apoio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR).

A digitalização das informações permite que a história da AFA esteja acessível a todos, contribuindo para a preparação dos alunos da instituição em relação aos desafios futuros na FAB. O Ninho das Águias espera que essa iniciativa torne a jornada dos Cadetes de ontem e de hoje acessível a cada brasileiro.

O projeto foi dividido em três novos itens no site da FAB: Turmas AFA, Revista Esquadrilha e Aeronaves, Monumentos e Locais de Destaque. O objetivo é contar a história da academia de maneira cronológica e detalhada, apresentando curiosidades e registros de cada período da história da instituição.

O projeto está em constante atualização e contribuições adicionais e sugestões para sua melhoria são bem-vindas, podendo ser direcionadas para o endereço eletrônico [email protected]. Com isso, a história da AFA pode ser preservada e compartilhada para as gerações futuras.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).