Aeronave UH-17 durante VERTREP

No dia 7 de fevereiro, foi realizado o primeiro transporte de carga externa, conhecido como VERTREP (Vertical Replenishment), do novo modelo de Aeronave UH-17, a bordo do Navio Polar “Almirante Maximiano”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o navio, que integra a 40ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XL), realizou a retirada de material remanescente dos acampamentos de pesquisa, na Ilha Elefante, localizada na região Antártica, próxima ao Estreito de Drake. Em virtude da dificuldade de acesso à ilha, a utilização do binômio Aeronave-Navio foi essencial para a execução da atividade.

A OPERANTAR integra o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), criado em 1982, com o objetivo de ampliar o conhecimento científico no continente gelado, a fim de compreender seus fenômenos e a influência deles sobre o território brasileiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).