A Ala 4, sediada em Santa Maria (RS), utilizou a aeronave C-98 Caravan para realizar, na madrugada do dia 20/05, uma missão de transporte de órgão. A aeronave decolou às 05h30 (horário de Brasília), de Santa Maria (RS) rumo a Criciúma (SC). O pouso na cidade catarinense aconteceu às 7 horas, onde uma equipe aguardava a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), juntamente com um fígado, que seria transportado. Pouco tempo depois, a aeronave pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), onde outra equipe médica já estava a postos para levar o órgão até um hospital especializado na cidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Elton Alves Pereira, destacou a importância das missões de cunho humanitário, em especial o transporte de órgãos, que levam esperança a doentes e familiares que aguardam por um transplante. “Sinto-me lisonjeado por ter essa oportunidade ímpar de participar de uma missão que leva esperança a brasileiros que necessitam de uma segunda chance”, afirmou o Capitão Elton.i215218232101723A logística de uma missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é complexa. Entretanto, pela especificidade de algumas aeronaves da FAB, como o C-98 Caravan, o apoio se torna favorável às condições especiais, como pousar em pistas e aeroportos menores, o que possibilita uma maior mobilidade fora das capitais.

Vale destacar que a Ala 4 mantém o sobreaviso permanente e o preparo operacional de suas tripulações com alto nível técnico e doutrinário para a pronta-resposta requerida na execução das ações do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da Força Aérea responsável pela coordenação de missões aéreas.

Fotos: Ala 4

Fonte: BASM
Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).