Teerã (Irã) – Nos meses de setembro e outubro de 2022, a República Islâmica do Irã celebra diversos eventos relacionados à área de segurança e defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em 19 de setembro foi realizada a abertura da 4ª Exposição de livros sobre Paz e Defesa na Universidade de Comando e Estado-Maior do Exército Iraniano (DAFOOS). O evento foi presidido pelo comandante da universidade, o General Hossein Valivand, e contou a participação de representantes das Nações Unidas, dos Adidos Militares Acreditados no país e de convidados.

No dia 22 de setembro, foi realizado o Desfile Militar das Forças Armadas do Irã em comemoração a Semana Sagrada no país. A cerimônia foi realizada no Santuário Iman Khomeini e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Iranianas, Major General Mohammad Bagheri, autoridades militares e convidados.

Em 9 de outubro 22, foi celebrado o Dia da Marinha da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC). Fundada em 1985, a Marinha da IRGC é uma das duas Forças Navais do Irã e tem se destacado pela defesa dos interesses do país na área do Golfo Pérsico. O Contra-Almirante Alireza Tangsiri, Comandante da Marinha do IRGC, presidiu a cerimônia, que teve a participação da comunidade militar residente em Teerã.

No dia 10 de outubro, foi a vez da celebração do Dia das Forças Policiais no Irã. Na ocasião, os convidados puderam conhecer a estrutura, instalações e os sistemas de controle policiais existentes no Irã. O Brigadeiro General Hosein Ashtari, chefe das Forças Policiais presidiu o evento e ressaltou em seu discurso a importância do intercâmbio entre os países, principalmente no combate aos ilícitos fronteiriços.

Em todos os eventos, a Aditância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil no Irã esteve presente, com a participação do Coronel Nilson Viana Gramosa, Adido Militar, e do seu Adjunto, o Primeiro-tenente Alexsandro Alberto Maria.

Em 2023, as relações diplomáticas entre o Brasil e o Irã completarão 120 anos. No entanto, a partir de 1976, ano da implantação da Aditância Militar na capital Teerã, as Forças Armadas brasileiras têm mantido os laços de cooperação e integração na área de defesa entre os dois países. A diplomacia militar tem contribuído para a manutenção e fortalecimento dos objetivos nacionais e acompanha o surgimento de novas oportunidades de interesse do país na área do Oriente Médio.

Fonte: Aditância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil no Irã

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).