Ações Heróicas do Exército Brasileiro Salvam Vidas em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul

Militares realizam resgates dramáticos em praia de São Francisco do Sul e em acidente aéreo no Pantanal, demonstrando bravura e eficiência

Militares do Forte Marechal Luz, localizado em São Francisco do Sul, Santa Catarina, protagonizaram um resgate heróico na última segunda-feira, 20. O soldado Filipi Silva, ao avistar um adulto e duas crianças se afogando no mar, acionou imediatamente a guarda de serviço. Quatro membros da guarnição, incluindo o Cabo Lucas Matheus de Souza e os Soldados Felipe Lindner Ferreira, Izaias Moreira Neto e Felipe Machado Junior, agiram rapidamente, utilizando uma corda para salvar as vítimas do afogamento. Após o resgate, as vítimas foram prontamente atendidas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para a Unidade de Pronto Atendimento local.

Resgate em Acidente Aéreo no Pantanal

Resgate 2

Em uma operação desafiadora, o 3º Batalhão de Aviação do Exército realizou o transporte de feridos em um acidente aéreo na região de fronteira com a Bolívia. Na madrugada de quinta-feira (16/11), um helicóptero HM-1 K2 do Exército partiu de Campo Grande com destino a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O resgate ocorreu em uma área remota do Pantanal, a aproximadamente 100 km da área urbana, onde a aeronave envolvida no acidente realizou um pouso forçado e acabou destruída. Os quatro feridos – piloto, co-piloto e dois passageiros – foram resgatados e encaminhados para a capital.

Profissionalismo e Bravura do Exército Brasileiro

Esses dois episódios destacam o profissionalismo, a bravura e a eficiência do Exército Brasileiro em operações de resgate. Em ambas as situações, a rápida resposta e a competência dos militares foram cruciais para salvar vidas e minimizar os impactos dos incidentes.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile