A Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando uma Ação Cívico-Social (ACISO), de 26 de maio a 4 de junho, para as comunidades ribeirinhas do município de Barcelos e do distrito de Moura, no estado do Amazonas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Hospital de Campanha em Balsas

02

O Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB será montado em uma das três balsas usadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) na Operação. A balsa percorrerá o Rio Negro, atendendo os moradores da região, iniciando os atendimentos no distrito de Moura, de 26 a 28 de maio, e depois se deslocando para Barcelos, de 31 de maio a 4 de junho. Espera-se atender aproximadamente 450 pessoas por dia.

Serviços Médicos Oferecidos

1ce84dd4 229e 4dd7 9b0c 9bd8bb8c6ec2

Os serviços de saúde oferecidos durante a operação incluirão ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, fisioterapia e odontologia. Além disso, o HCAMP também prestará atendimentos nas áreas de psicologia e assistência social, realizará exames preventivos de colo de útero, exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia).

Logística da Operação Excelsior

Para a realização da Operação Excelsior pela FAB, um amplo trabalho de logística está sendo empregado. Mais de 100 militares da Força Aérea serão mobilizados, além de atividades de Transporte Aéreo Logístico (TAL), utilização de veículos para apoio em deslocamentos, segurança e defesa das instalações das balsas, transporte terrestre de materiais, equipamentos do HCAMP e medicamentos, bem como possíveis missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de pacientes em estado crítico.

Palavras do Comandante da Operação Excelsior

03 3

O Comandante da Operação Excelsior, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, afirmou que a ação visa apoiar a população e integrar o território nacional. Ele ressaltou que oferecer suporte às populações ribeirinhas é parte da missão da FAB e que a expectativa para a operação é a melhor possível.

Sobre a Operação Excelsior

A Operação Excelsior é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo. A palavra Excelsior significa: Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional. Uma missão similar foi realizada no Amazonas em 2012, chamada de Ágata IV.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).