Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) retomou as atividades no dia 18 de julho,  com a presença do Corpo de Cadetes, que estava em recesso escolar desde o dia 4 de julho. O retorno também foi marcado por uma comemoração especial: o Dia do Veterano, celebrado pelo Exército Brasileiro, por meio da Portaria Nº 1.762, de 10 de junho de 2022.

Uma formatura foi realizada no Pátio Duque de Caxias, e contou com a presença de dezenas de militares veteranos que serviram ou ainda servem na Academia Militar. O mais antigo deles na solenidade foi o General de Brigada R1 Wagner Oliveira Gonçalves, Gerente do Projeto Marechal José Pessôa, que visa à revitalização da AMAN.

A solenidade teve início com o hasteamento do Pavilhão Nacional. Em seguida, Cadete Almeida, do curso de Intendência, fez a leitura de um texto em alusão ao dia. “ Dezoito de julho marca o retorno dos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) do teatro de operações da Itália. Os veteranos incentivam o convívio com os militares da ativa e seus familiares. Essa é uma homenagem a quem construiu a história de nosso Exército Brasileiro”, destacou o texto do Cadete.

Os integrantes da Reserva não remunerada formam uma grande parcela da sociedade e elevam e mantém o nome da Força terrestre junto à comunidade.

O Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves evidenciou o comprometimento de todo o Corpo de Cadete e Corpo Permanente de militares nas atividades diárias dessa Casa de Valores. Destacou, ainda, a importância do período de recesso para os Cadetes reencontrarem seus familiares e descansarem. Por último, parabenizou aos veteranos pelo exemplo. “Pela primeira vez, formalmente, o Exército Brasileiro presta essa justa homenagem. Gostaria de cumprimentar a todos pela carreira brilhante e compensadora. O trabalho e o valor de cada um são ações que fazem o Exército Brasileiro ser essa instituição respeitada por todos. Por trás de cada veterano, há também uma história de dificuldades e vitórias”, salientou o Comandante da AMAN.

Dando continuidade à solenidade, os veteranos tomaram lugar de destaque e desfilaram com a mesma vibração observada desde o início de suas carreiras. A Academia Militar das Agulhas Negras parabeniza aos Veteranos pela nobre missão.

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui