blank

Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) retomou as atividades no dia 18 de julho,  com a presença do Corpo de Cadetes, que estava em recesso escolar desde o dia 4 de julho. O retorno também foi marcado por uma comemoração especial: o Dia do Veterano, celebrado pelo Exército Brasileiro, por meio da Portaria Nº 1.762, de 10 de junho de 2022.

Uma formatura foi realizada no Pátio Duque de Caxias, e contou com a presença de dezenas de militares veteranos que serviram ou ainda servem na Academia Militar. O mais antigo deles na solenidade foi o General de Brigada R1 Wagner Oliveira Gonçalves, Gerente do Projeto Marechal José Pessôa, que visa à revitalização da AMAN.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade teve início com o hasteamento do Pavilhão Nacional. Em seguida, Cadete Almeida, do curso de Intendência, fez a leitura de um texto em alusão ao dia. “ Dezoito de julho marca o retorno dos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) do teatro de operações da Itália. Os veteranos incentivam o convívio com os militares da ativa e seus familiares. Essa é uma homenagem a quem construiu a história de nosso Exército Brasileiro”, destacou o texto do Cadete.

Os integrantes da Reserva não remunerada formam uma grande parcela da sociedade e elevam e mantém o nome da Força terrestre junto à comunidade.

O Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves evidenciou o comprometimento de todo o Corpo de Cadete e Corpo Permanente de militares nas atividades diárias dessa Casa de Valores. Destacou, ainda, a importância do período de recesso para os Cadetes reencontrarem seus familiares e descansarem. Por último, parabenizou aos veteranos pelo exemplo. “Pela primeira vez, formalmente, o Exército Brasileiro presta essa justa homenagem. Gostaria de cumprimentar a todos pela carreira brilhante e compensadora. O trabalho e o valor de cada um são ações que fazem o Exército Brasileiro ser essa instituição respeitada por todos. Por trás de cada veterano, há também uma história de dificuldades e vitórias”, salientou o Comandante da AMAN.

Dando continuidade à solenidade, os veteranos tomaram lugar de destaque e desfilaram com a mesma vibração observada desde o início de suas carreiras. A Academia Militar das Agulhas Negras parabeniza aos Veteranos pela nobre missão.

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras