A ABIN abriu edital para contratação de quatro bolsistas para pesquisas em segurança da informação e em ciência de dados, além de formação de cadastro de reserva. A chamada pública foi divulgada no site do Governo Federal, na última segunda-feira – 29 de março.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A chamada tem validade de dois anos, após a divulgação do resultado final.

Bolsas

As bolsas fazem parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento para a área de Segurança Cibernética, da Informação e das Comunicações (PPDSCIC). Todas as bolsas disponibilizadas consideram dedicação semanal de 20 horas, a serem realizadas presencialmente na sede da ABIN, em Brasília/DF.

O candidato poderá se inscrever nas categorias “Técnico – Área: Segurança da informação” (1 vaga); “Especialista – Área: Segurança da informação” (1 vaga); e “Especialista – Área: Ciência de dados” (2 vagas).

Inscrições

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e vão até as 18h do dia 16 de abril. Devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail [email protected]. É necessário preencher os formulários e encaminhá-los. O candidato deve escrever no assunto do e-mail “Inscrição para Bolsas – Chamada Pública N°01/2021”.

A seleção será feita com base na comprovação dos conhecimentos e experiências desejados e de entrevista presencial na sede da ABIN. O candidato também passará por etapa de investigação social e funcional.

Chamada Pública Nº 01/2021

Anexo I – Ficha de Inscrição

Anexo II – Formulário de recurso

Fonte: ABIN

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).