A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) segue na luta para garantir a competitividade e manutenção de empregos no setor. A entidade se uniu a diversas associações, todas ligadas às atividades aeronáuticas, em campanha para prorrogar benefício fiscal baseado na redução da base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A medida beneficiaria vários segmentos de produtos e serviços, incluindo itens aeronáuticos e militares. Dentro desses esforços, têm sido enviadas cartas aos secretários da Fazenda de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
A meta da ABIMDE e demais entidades é mobilizar as Unidades da Federação em prol da prorrogação. No dia 9 de dezembro, os secretários de Fazenda discutirão o tema em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). O benefício fiscal, nos moldes atuais, expira em dezembro de 2020. A meta é prorrogar até 2022.
“A prorrogação será aprovada apenas com voto unânime dos integrantes. Por isso é importante essa mobilização com todos os estados e também com o Distrito Federal. Precisamos mostrar a relevância desses convênios”, explicou o diretor do Conselho Diretor da ABIMDE, Rodrigo Modugno.
As demais entidades que integram os esforços são a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Brasileira de Táxi Aéreo e Oficinas de Manutenção (ABTAER), Associação de Empresas Revendedoras de Aeronaves (AERA), Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA), Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Sindicato Interestadual das Escolas de Ensino da Aviação Civil (SINEAC) e Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo.
Adesão de SP
A campanha conseguiu uma vitória importante em outubro. O governo do Estado de São Paulo anunciou a prorrogação. A medida foi publicada no DOESP da última sexta-feira (16/10) e seguirá em vigor até 31 de dezembro deste ano.
No dia 30 de setembro, o presidente Dr. Roberto Gallo e Modugno estiveram reunidos com representantes do governo estadual, no Palácio dos Bandeirantes, para abordar o tema.
Em paralelo, seguirá lutando pela aprovação do PLP 244/20, que prevê isonomia tributária entre as empresas que vendem a partir do Brasil para Defesa e Segurança com aquelas que vendem a partir do exterior.
Fonte: Portal BIDS
Assine nossa Newsletter
Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!
Parabéns Força Aérea Brasileira - 80 Anos em prol da Nação
Ação interministerial inicia a vacinação dos Indígenas da Aldeia Umariuaçu, em Tabatinga, AM
Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra Covid-19
PRF auxilia na escolta das Vacinas
Homenagem da PRF ao falecimento do irmão de farda Louback
Marinha transporta idosa debilitada em helicóptero para atendimento médico em Corumbá
Dom Orani João Tempesta leva a imagem de São Sebastião aos Fuzileiros Navais
PF investiu R$ 58 milhões em equipamentos para enfrentar os crimes violentos e às facções criminosas