blank

Google News

Com participação de autoridades e comitivas nacionais e estrangeiras, movimento intenso nos estandes e eventos paralelos importantes para os setores de Defesa e Segurança, terminou nesta quinta-feira (9) a 6ª Mostra BID Brasil, realizada pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança), com apoio de Governo Federal,  em Brasília. O evento teve início na última terça-feira (7), com a participação de 82 expositores e 38 apoiadores institucionais.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

blank

“A cada edição, a Mostra BID Brasil cresce e se posiciona como principal evento nacional da Base Industrial de Defesa e Segurança.  Ainda não temos os dados oficiais, mas a feira foi um enorme sucesso, com movimento intenso todos os dias. Recebemos um público qualificado e interessado na tecnologia produzida por nossa Base Industrial de Defesa e Segurança”, avaliou o presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo.

Veja galeria de fotos: https://bit.ly/3FmuZPr

Entre as autoridades que visitaram a Mostra, estão o Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão; e os ministros da Defesa, General Walter Souza Braga Netto; da Secretaria-Geral da Presidência da República, General Eduardo Ramos; da Educação, Milton Ribeiro, e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos. Também marcaram presença na Mostra deputados e senadores, comandantes de Forças de Segurança e representantes de empresas que atuam nos mercados de Defesa e Segurança.

Nesta edição, a ABIMDE promoveu ações diferenciadas que contribuíram para o sucesso da 6ª Mostra BID Brasil, como a integração com o CNCG, a participação de delegações estrangeiras oficiais, e a paprceria com empresas de outros segmentos que se integram com a indústria de defesa, como o setor de saúde e automobilístico, por exemplo.

Visitaram a Mostra BID Brasil delegações da França, Arábia Saudita, Egito, Catar, Emirados Árabes, e Coreia do Sul, entre outras. A participação de adidos militares estrangeiros reforçou a importância do evento para os países amigos.

Os expositores de produtos, tecnologias e soluções para Segurança Pública conseguiram falar diretamente com comandantes-gerais de todo o Brasil.

Reconhecimento

O Vice-Presidente Mourão visitou a Mostra BID Brasil na quinta–feira (9), último dia do evento. Após visitar estandes das Forças Armadas e de empresas estatais e privadas, ele destacou a importância para o país das tecnologias e produtos desenvolvidos pela BID (Base Industrial de Defesa) .

“É um setor que tem um avanço tecnológico constante, muita pesquisa e muito desenvolvimento. Faz uma integração muito grande entre a área industrial, a área governamental e a Academia. Algo que os americanos já faziam há 50, 60 anos. Demoramos um pouco a entrar nesse esquema, mas hoje consideramos fundamental para o avanço do País”, disse o Vice-Presidente.

O Ministro da Defesa visitou os estandes após abrir o painel “BID: Proteção, Desenvolvimento e Geração de Emprego”, na quarta-feira (8), um dos eventos que ocorreram durante a Mostra BID Brasil.

“Temos que mostrar o produto [da BID] para não ficar vendendo apenas para o governo, para a Defesa.  Nós temos que abrir este mercado para ganhar espaço, ganhar competitividade. Por isso estamos prestigiando esse evento, que é  importantissimo”, disse Braga Netto.

Visibilidade

Diversas empresas expositoras aproveitaram a 6ª Mostra Brasil para assinar acordos de parcerias e lançar novos produtos.

A Embraer assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Exército para estudo de Sistema Radar de Contrabateria; as empresas Helibras, Safran Eletrônica e Defesa Brasil assinaram um acordo para integrar e certificar o Euroflir 410 em helicópteros, a Alltec e a israelense Rafael reafirmaram sua parceria visando cooperar em oportunidades e projetos de negócios para o Ministério da Defesa e forças auxiliares. Já a Desaer apresentou ao mercado o seu novo avião ATL-300, um bimotor turboélice para uso militar e civil, com capacidade para 40 passageiros.

Networking

Empresas patrocinadoras da 6ª Mostra BID Brasil ofereceram um jantar aos expositores, autoridades das Forças Armadas e a representantes do Ministério da Defesa e de instituições que atuam nas áreas de Defesa e Segurança.

O encontro aconteceu no Clube Naval de Brasília, na noite de segunda-feira (6), véspera da abertura da Mostra. O encontro foi uma oportunidade para networking e confraternização entre os principais players de Defesa e Segurança do país, nas áreas pública e privada.

Mostra BID Brasil 2022

A sétima edição da Mostra BID Brasil, a ser realizada em 2022, já começa a ser planejada pela ABIMDE. As empresas interessadas em participar, apoiar ou patrocinar o evento podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Quanto mais cedo a empresa manifestar interesse, maior a chance de ela escolher os melhores lugares no Centro de Exposição e, consequentemente, mais visibilidade para sua marca e produtos.