Estão abertas as inscrições (clique aqui e se inscreva) para o 6° Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul.  As vagas são limitadas. O evento, realizado pelo Ministério da Defesa, por meio do Instituto Pandiá Calógeras (IPC), ocorre em 9 e 10 de novembro. O seminário conta com parceria do Ministério das Relações Exteriores, da Delegação da União Europeia no Brasil, da Embaixada do Reino da Bélgica, da Embaixada da República Francesa, da Fundação Alexandre de Gusmão, da Fundação Konrad Adenauer (Alemanha) e do Instituto Real de Relações Internacionais Egmont (Bélgica).

A primeira edição desse fórum foi em 2015 e se constitui em espaço permanente de diálogo entre Europa e América do Sul em matéria de Defesa e Segurança, com ênfase em possibilidades e perspectivas de cooperação mutua. O evento possibilita reunir e aproximar altos representantes governamentais, diplomatas, militares, jornalistas, pesquisadores, professores e universitários europeus e sul-americanos em torno de temas fundamentais para a salvaguarda da ordem internacional, bem como para o estreitamento dos laços pacíficos e benéficos entre América do Sul e Europa.

Em razão das limitações impostas pelo atual contexto de contenção sanitária, e edição deste ano do evento terá formato virtual. Confira a programação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Confira a programação:

9 de novembro

09h às 9h30 – Abertura
09h30 às 09h45 – Orador principal, Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão
09h45 às 10h45 – Painel 1 – Cenários geopolíticos para a próxima década e seus impactos sobre a Defesa

10 de novembro

09h às 09h20 – Abertura
09h20 às 10h20 – Painel 2 – Cooperação para a Segurança do Atlântico Sul – O caso do Golfo da Guiné e das Zopacas
10h20 às 11h20 – Painel 3 – 20 anos da Resolução 1325 do CSNU sobre Mulheres, Paz e Segurança
11h20 às 11h40 – Encerramento

Com informações do Instituto Pandiá Calógeras

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).