As inscrições do Prêmio de Inovação da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC) – PremIA 2021 estão abertas até o dia 31 de dezembro, por meio do endereço, via EBNet, http://premia.agitec.eb.mil.br.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O prêmio visa valorizar indivíduos que desenvolveram atividades de inovação com impactos positivos no ambiente militar no qual estão imersos, e não se limita a novas tecnologias e/ou produtos, mas, abrange também novas medidas, métodos, técnicas e modernização de produtos e/ou processos que venham a melhorar a eficiência e a prontidão operacional.

O PremIA 2021 tem por objetivo fomentar a cultura da inovação com vistas a implantar mentalidade e disposição para o trabalho voltado para o futuro; e valorizar os militares e servidores civis, reconhecendo e estimulando as iniciativas de inovação que promovam impacto nas capacidades das organizações militares (OM) do SCTIEx e demais OM do Exército Brasileiro, trazendo melhorias nos processos e otimização do uso dos recursos; e que sejam potencialmente duais.

Nesta terceira edição do PremIA todas as OM poderão participar, sendo que as três propostas mais bem avaliadas em cada modalidade serão consideradas vencedoras. O Prêmio consistirá de um troféu para os 1°, 2° e 3° lugares, e de placas de homenagem para as menções honrosas.

As modalidades do PremIA 2021 são as descritas abaixo:

Prêmio de Inovação

Serão premiados com o Prêmio de Inovação, dentro das categorias: individual e equipe, as propostas com iniciativas de inovação tecnológica que tiverem a maior pontuação, conforme os seguintes critérios:

Impacto nas capacidades no âmbito do DCT (50%)

Benefícios potenciais fora da origem (25%)

Inventividade (25%)

As categorias são definidas da seguinte forma:

Equipe Inovadora: inclui OM, Seções, Divisões, Companhias ou qualquer subunidade de organizações militares que participaram da atividade de inovação (grupos de pesquisa, grupo ou equipe de pesquisa e desenvolvimento).

Inovador Individual: diz respeito às iniciativas individuais que geraram atividade do processo inovador.

Prêmio de Invenção Estratégica

Serão premiados com o Prêmio Invenção Estratégica os três comunicados de invenção que obtiverem a maior pontuação, considerando as tabelas do anexo A do Plano Estratégico do Exército 2020-2023 (PEEx, p.51-57).

Prêmio OM Inovadora

Serão premiados com o Prêmio OM Inovadora as OM que tiverem a maior pontuação levando-se em consideração a sua classificação no Prêmio de Inovação, no Prêmio de Invenção Estratégica e nas Menções Honrosas Científica e Tecnológica.

Menções Honrosas

Menção Honrosa Científica: a quem se destacou com publicações científicas;

Menção Honrosa Tecnológica: a quem se destacou com pedidos de registro de patentes.

O Prêmio de Inovação da AGITEC seguirá o cronograma abaixo:

Atividade Início Término
Inscrição 04 agosto 21 31 dezembro 21
Período de avaliação das propostas 01 janeiro 22 13 maio 22
Divulgação dos resultados preliminares 30 maio 22
Período de recursos 30 maio 22 03 junho 22
Divulgação dos resultados finais 11 junho 22
Cerimônia de Premiação No Instituto Militar de Engenharia, durante a Semana do QEM, em agosto de 2022.

Fonte: Agência de Gestão e Inovação Tecnológica
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).