Entre os dias 5 e 7 de março, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) conduziu sua 17ª Reunião de Comando em Itaipava, RJ, um evento anual que serve como palco para delinear as direções futuras da educação e cultura dentro das Forças Armadas Brasileiras. Esta reunião, enfocada na Gestão Estratégica da Educação Militar em tempos de rápidas transformações tecnológicas e sociais, reitera o compromisso do Exército Brasileiro com a excelência em formação, pesquisa e doutrina militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inovação e Tradição: Caminhos Convergentes

Sob a liderança do General de Exército Richard Fernandez Nunes e do General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa, a reunião destacou a importância de adaptar a estrutura educacional às demandas do século XXI, sem perder de vista os valores e princípios tradicionais que formam a base da ética militar brasileira. A integração da cultura digital no ensino militar, abordada pelo General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior, aponta para um reconhecimento das novas realidades comunicacionais e sua influência na formação dos futuros líderes militares.

Desafios e Soluções em um Mundo Conectado

As palestras ministradas durante o evento abordaram temas críticos como a necessidade de uma gestão educacional que alinhe as práticas de ensino com as inovações tecnológicas e a importância de cultivar uma liderança que seja ao mesmo tempo ética e eficaz em um mundo cada vez mais informacional. Esses diálogos entre profissionais civis e militares fomentam uma visão integrada de educação, essencial para enfrentar os desafios contemporâneos.

Reconhecimento e Excelência Acadêmica

O DECEx também aproveitou a ocasião para celebrar a excelência acadêmica através da entrega do Prêmio Mário Travassos, reconhecendo os trabalhos mais notáveis produzidos pela comunidade acadêmica militar em 2023. Com 6.146 trabalhos avaliados em diversas categorias, o prêmio enfatiza a valorização do pensamento crítico, da inovação e da pesquisa no âmbito militar, reforçando o papel da educação na promoção da segurança e defesa nacional.

Fechamento e Perspectivas Futuras

Ao encerrar o encontro, o General de Divisão Paulo Alipio Branco Valença enfatizou a determinação do Exército em continuar avançando na incorporação de tecnologias educacionais e na prática de uma liderança que seja transparente, ética e adaptada às novas realidades globais. Este evento não apenas delineou os caminhos para o futuro da educação militar brasileira mas também reafirmou o compromisso do Exército com a excelência, inovação e integridade.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).