A Escola Superior de Defesa (ESD) deu início, na manhã desta segunda-feira (07), ao Ano Letivo de 2022. A Semana Pedagógica marca o começo das atividades na ESD junto aos seus docentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento, de grande importância na preparação de civis e militares para diferentes metodologias de ensino ao longo do ano, segue até sexta-feira (11) e tem por objetivos: promover, junto aos Docentes e Diretores dos cursos, a disseminação de conceitos e da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, bem como os conceitos neurocientíficos relacionados; coordenar atividades pedagógicas junto aos Docentes e Diretores dos cursos relacionadas à melhoria dos processos de ensino da Escola; e apresentar conceitos de Inovação aplicados ao Ensino.

Serão cinco dias de atividades com palestrantes renomados da educação, como os professores doutores Marcelo Knörich Zuffo e Guilherme Marcos Nogueira, além da senhora Renata Santos e do senhor Luiz Ruchel de Matos.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).