Entre os dias 5 e 9 de junho, o 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log) realizou Inspeções Logísticas em organizações militares do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As inspeções fazem parte da Operação “Prontidão Logística” que tem por missão contribuir com a prontidão logística do Comando Militar do Oeste (CMO), orientando e inspecionando a execução das atividades logísticas, de controle patrimonial e segurança alimentar, visando ações de natureza preventiva e fiscalizadora, voltadas para a correta utilização dos recursos disponibilizados pelo Comando Logístico (COLOG) às Organizações Militares.

Assim, a equipe de orientação logística, com militares do Centro de Coordenação de Operações Logísticas do 9º Gpt Log. verificou a execução das atividades e tarefas das funções logísticas; verificou o estado de conservação, armazenagem e a necessidade dos materiais de emprego militar / produtos de defesa e a necessidade de recompletamento do material existente em relação ao quadro de dotação de material; transmitiu informações e orientações técnicas; padronizou os procedimentos necessários para a continuidade do programa de auditoria em segurança alimentar, entre outros.

O 9º Gpt Log é um Grande Comando Logístico-Operacional, cuja missão é prever e prover o apoio nas funções logísticas suprimento, manutenção, transporte, recursos humanos, saúde e salvamento na área de responsabilidade do CMO, contribuído de forma efetiva e decisiva para a prontidão logística. A necessidade de estar em constante atualização faz com que o 9º Gpt Log seja demandado a estar sempre orientando as organizações militares na correta utilização dos recursos e meios logísticos disponibilizados para o cumprimento de suas missões.

A prontidão logística pode ser compreendida como a condição do Exército em estar sempre pronto para empregar tropas, devidamente equipadas e capazes de durar nas operações militares, em qualquer parte, a qualquer momento e em qualquer situação, com a devida eficiência e efetividade.

Fonte: 9º Gpt Log
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui