O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Furlan, juntamente com o Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Omar, o Comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, Tenente-Coronel de Infantaria Nilton e o Coronel Veterano Mitre estiveram nesta quinta-feira, 7 de outubro, no Centro Cultural Palácio Rio Negro para prestigiar o lançamento do livro “Verás que um filho teu não foge à luta”, de José Alípio de Carvalho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

00 A Livro FEB 02

O evento, realizado no Salão Nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro, trouxe as memórias do Coronel José Alípio de Carvalho, que serviu na Amazônia e lutou na Segunda Guerra Mundial. Organizado pela sobrinha de Alípio, Márcia Baraúna, e pela viúva, Clio Baraúna, após encontrarem a autobiografia do militar, a obra evidencia sua história de vida com relatos de sua atuação na guerra, como integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e na tomada de Monte Castelo, em 1944, na Itália.

O Espaço Cultural Célula Mater da Infantaria de Selva, localizado no 1° Batalhão de Infantaria da Selva (1º BIS), recebeu a doação do acervo pessoal do militar. No local, o livro “Verás que um filho teu não foge à luta” estará disponível para o público.

Para o Comandante do 1º BIS, Tenente-Coronel Nilton, é uma honra e satisfação em receber o acervo do coronel Alípio, considerado pelo mesmo um eterno integrante do 1º BIS “Ao ler o livro, ele comenta a ação na Segunda Guerra Mundial, eu como militar de Infantaria, lendo a passagem, lembrei do juramento que fazemos no Exército – se preciso for, sacrificar-se com a própria vida, em defesa da Pátria – e lendo a ação dele em combate na Itália, ele realmente estava motivado a fazer isso. A clareza com que ele relata esse fato é muito singular e nos remete ao juramento e à nossa profissão”.

Entre os dias 12 e 17 de outubro, uma exposição com o livro e o acervo do José Alípio de Carvalho estará disponível para a sociedade no Centro Cultural Palácio Rio Negro, de terça a sábado, das 9h às 17h. É necessário agendamento pelo Portal da Cultura.  O Palácio Rio Negro fica localizado à Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro, em Manaus. Ao término da exposição, todo o material irá para o Espaço Cultural Célula Mater da Infantaria de Selva, no 1° BIS.

Sobre o livro:

A obra é uma história forjada por sonhos e desafios, registrada por meio de inúmeros documentos oficiais, resenhas jornalísticas, comendas e honrarias. São notas autobiográficas de sua trajetória desde o município de Caiçara, na Paraíba, como ajudante na venda de seu pai, até galgar a condição de herói de batalha na Segunda Guerra Mundial. É uma obra de bravura que alimenta, inspira e impulsiona a buscar dias melhores para o nosso Brasil e para os brasileiros. Merece ser conhecida, analisada e partilhada com as novas gerações e ainda celebrada pelo septuagésimo quinto aniversário da primeira Ação de Combate da Força Expedicionária Brasileira.

Coronel de Infantaria JOSÉ ALÍPIO DE CARVALHO e do Livro de Memórias: “Verás que um filho teu não foge a luta”.

O Coronel Alípio quando Tenente integrou a FEB como comandante de pelotão do Regimento Sampaio. Durante um dos ataques a Monte Castelo recebeu a ordem de manobrar com seu pelotão para atacar uma posição de metralhadora alemã que estava detendo o avanço da sua Companhia. Durante o ataque o Tenente Alípio foi ferido na perna, mas prosseguiu na conquista da posição, liberando a companhia para a conquista do Objetivo. Esta ação lhe rendeu a Medalha Silver Star Exército dos Estados Unidos (EUA).

O Coronel Alípio ainda seria condecorado com a Medalha Sangue do Brasil, Medalha de Guerra, Medalha de Campanha e Medalha Cruz de Combate – 1ª Classe pelos feitos durante a campanha da FEB na 2ª Guerra Mundial.

O Coronel Alípio, já no posto de coronel comandou o então 27º BC, antecessor do 1º BIS (Amv) entre os anos de 64 e 66.

O livro editado pela viúva e sobrinha do Coronel narra as memórias em 1ª pessoa do Coronel desde sua infância no interior da Paraíba, passando pelo ingresso na carreira militar, na escola Militar do Realengo, concluindo com a sua participação da Segunda Grande Guerra, integrando a FEB.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).