O Exército Brasileiro comemora, em 05 de maio, o Dia da Arma de Comunicações, data que faz referência ao nascimento de seu Patrono, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Nascido em Mimoso, Mato Grosso, em 5 de maio de 1865, formou-se na Escola Militar do Rio de Janeiro em 1890.

Ao longo de sua vida militar, construiu milhares de quilômetros de linhas telegráficas, ligando o Oeste e a Amazônia ao centro político-econômico do Brasil. A importância desse trabalho pode ser avaliada ao se perceber que, antes do telégrafo, que permite informação instantânea, toda a comunicação dependia do transporte físico de cartas.

Além da monumental obra de instalação de linhas telegráficas, Rondon realizou um profundo e extenso trabalho de levantamento geográfico de regiões antes desconhecidas; mapeou rios e movimentos orográficos; coletou, catalogou e enviou para universidades e museus dezenas de milhares de amostras de animais, plantas e rochas. Também realizou um inigualável trabalho antropológico, contatou, estudou e protegeu muitas tribos indígenas. Criou o Serviço de Proteção aos Índios, em 1910 e pela primeira vez atribuiu ao Estado o relacionamento com os povos nativos do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Por seu trabalho científico, recebeu inúmeras homenagens internacionais. Faleceu em 1958, pouco depois de receber do Congresso Nacional a patente de marechal do Exército. Pelo seu trabalho de desbravar e de estabelecer a comunicação em grande parte do território brasileiro, foi designado Patrono da Arma de Comunicações em 1963.

Fonte: Palácio Duque De Caxias
Luiz Camões
Luiz Camões é um veterano militar, jornalista e documentarista. Desde 2001, tem entre seus trabalhos na área audiovisual, a produção e direção de programas na Rede Record e Rede Bandeirantes, além da criação de novos formatos para o público em geral. Atualmente desenvolve um trabalho informativo e participativo que visa divulgar a Base Industrial de Defesa e Segurança e as Forças Armadas, além de proporcionar ao público um formato inovador divulgando as profissões diretamente no teatro de operações. Missão: Disponibilizar informações que facilitem o entendimento do público com as profissões, atribuições militares e suas necessidades.