4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha Realiza Adestramento Avançado

A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) realizou, de 23 a 28 de outubro, a Operação Diedro, na região de Areal e Mar de Espanha (MG). O exercício foi desenvolvido em um quadro de defesa externa, em que os batalhões de Infantaria de Montanha efetuaram um ataque de infiltração em terreno montanhoso, superando as dificuldades e desafios desse ambiente operacional e do clima adverso.

Na oportunidade as organizações militares da Brigada foram desdobradas, permitindo o adestramento da grande Unidade nas diversas funções de combate. O exercício marcou, também, a conclusão do ciclo trienal de preparação da Brigada de Montanha, que atingiu assim o nível de prontidão previsto na concepção de preparo da Força Terrestre.

1093 militares e 149 viaturas participaram da operação, além de aeronave da Aviação do Exército, fundamental para operações em ambiente de montanha.

Fonte: 4ª Bda Inf L Mth
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile