Fuzileiros navais durante marcha no ADEST-EQ-RIB

O 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou, no período de 24 de outubro a 5 de novembro, o Adestramento de Equipes Ribeirinhas (ADEST-EQ-RIB), na região de Terra Alta (PA). O objetivo é manter a prontidão operativa dos fuzileiros navais na Amazônia Oriental. O treinamento foi direcionado para ações militares terrestres desencadeadas em proveito de operações ribeirinhas e terrestres de caráter naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Como parte do evento, foram feitas diversas instruções como orientação/navegação diurna e noturna; primeiros socorros; comunicações; técnicas de ação imediata; tiro de combate com fuzil; pista de aplicação; tiro instintivo; natação utilitária; marcha administrativa; patrulha; e operações militares em área urbana. O ADEST-EQ-RIB é essencial para a qualificação e desenvolvimento profissional dos fuzileiros navais no ambiente ribeirinho, permitindo que o 2ºBtlOpRib mantenha as suas subunidades prontas para aturarem diuturnamente no Teatro de Operações da Amazônia Oriental.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).