1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas realiza handoff histórico entre NPaOc e NAM

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No dia 25 de julho, o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) conduziu a primeira transferência de controle da aeronave RQ-1 “ScanEagle” no mar. A manobra, conhecida como handoff, ocorreu entre o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “APA” e o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, marcando um feito histórico para a Marinha do Brasil.

Detalhes da Transferência de Controle

Imagem captada a partir do RQ-1 “Scan Eagle”

A transferência de controle, ou handoff, é uma manobra complexa e crucial para operações navais modernas. Durante esta operação, a RQ-1 “ScanEagle” foi lançada do NPaOc “APA”. Após o lançamento, o controle da aeronave foi transferido para a Estação de Controle Embarcada no NAM “Atlântico”, onde a aeronave continuou suas operações. Ao final do exercício, o controle foi novamente transferido para o NPaOc “APA”, onde a aeronave foi recolhida. Esta capacidade de transferir o controle da aeronave entre diferentes plataformas permite maior flexibilidade e alcance operacional.

Participação dos Navios

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “APA” foi responsável pelo lançamento e recolhimento da RQ-1 “ScanEagle”. Este navio desempenhou um papel fundamental, garantindo que a aeronave estivesse operando conforme o planejado antes de transferir o controle para o NAM “Atlântico”. Por sua vez, o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” assumiu o controle da aeronave, utilizando sua Estação de Controle Embarcada para monitorar e dirigir as operações da RQ-1 “ScanEagle” durante o exercício.

Exercício Conjunto

Durante o exercício, a RQ-1 “ScanEagle” realizou uma série de atividades em conjunto com as aeronaves AF-1 “Skyhawk”. Essas operações incluíram missões de vigilância e reconhecimento, aproveitando as capacidades avançadas de imagem e monitoramento da aeronave remotamente pilotada. A colaboração entre a RQ-1 “ScanEagle” e as aeronaves tripuladas demonstrou a interoperabilidade e a coordenação eficaz entre diferentes sistemas de aviação da Marinha.

Capacidades e Benefícios do SARP-E

A realização bem-sucedida desta manobra destaca a flexibilidade e o alcance do Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada Embarcada (SARP-E). Com a capacidade de operar em mais de 200 milhas náuticas de extensão, o SARP-E oferece à Esquadra uma ferramenta valiosa para ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento. Esta capacidade de transferência de controle entre diferentes plataformas navais permite uma resposta mais dinâmica e eficiente às necessidades operacionais, melhorando significativamente a capacidade de monitoramento e coleta de informações da Marinha do Brasil.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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