A 1ª Reunião de Comunicação Estratégica de 2023 teve início nesta segunda-feira, 13, no Quartel General do Exército, em Brasília (DF). A atividade, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 17, é conduzida pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e visa orientar, integrar e coordenar as atividades de Comunicação Estratégica entre o CCOMSEx, os integrantes do Sistema de Comunicação Social do Exército e as assessorias do Sistema de Relações Institucionais da Força.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi aberto pelo Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Durante a semana, os participantes aprofundarão seus conhecimentos em Comunicação Estratégica e debaterão os Planos de Comunicação Estratégica dos Comandos Militares de Área e dos Órgãos de Direção do Exército para 2023. Além disso, será discutido um modelo de Plano de Comunicação Integrada, a fim de aprimorar a comunicação entre os diferentes setores da Força.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).