No dia 7 de dezembro, no 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RC Mec) – “Regimento Piragibe” – ocorreu a cerimônia de recebimento e batismo das Viatura Blindadas de Transporte de Pessoal (Guarani).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Organização Militar (OM) de Cavalaria, subordinada a 7ª Divisão de Exército (7ª DE), recebeu duas viaturas, no dia 27 de novembro, equipadas com sistema de armas remotamente controlados (SARC) REMAX.

A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Richard Fernandez Nunes, e contou com a presença das seguintes autoridades: General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, Comandante da 7ª Divisão de Exército; e o General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E). Também estiveram presentes no evento, os eternos Comandantes do “Regimento Piragibe”: General de Brigada veterano Moreno; o Coronel veterano Pedro Arnóbio; e o Coronel veterano Almério.

A solenidade culminou com o batismo dos blindados, tendo O Comandante Militar do Nordeste batizado uma das viaturas Guarani como “Bayeux” e o Comandante da 7ª DE, a outra viatura como “Santa Rita”, em homenagem aos municípios paraibanos que acolhem o Regimento ao longo dos seus 50 anos de existência.

Uma terceira viatura teve a entrega simbólica efetuada na fábrica da IVECO, durante a cerimônia em razão da fabricação da 500ª viatura ao Exército. A mesma foi entregue ao próprio Comandante do Exército, o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ao Comandante do 16º RC Mec, coronel Hildebrando Balbino de Andrade.

O 16º RC Mec é a segunda OM do CMNE a receber as viaturas Guarani. A primeira foi o 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (10º Esqd C Mec), “Esquadrão Forte das Cinco Pontas”, de Recife-PE, no dia 1º de julho de 2021.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).