16ª Brigada apoia aldeias afetadas por seca no Médio Solimões

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Reafirmando seu compromisso com a população amazônida e os povos originários, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva uniu esforços ao Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes (DSEI/MRSA) para transportar alimentos regionais às aldeias do Polo Base Barreira da Missão. A ação emergencial visa socorrer comunidades indígenas vulneráveis, severamente impactadas pela seca extrema que atinge a região.

A seca no Médio Solimões e seus impactos nas comunidades indígenas

O ano de 2024 ficará marcado pela seca extrema que afeta o Médio Solimões, uma das mais severas das últimas décadas. A baixa nos níveis dos rios comprometeu o transporte fluvial, principal via de acesso da região, agravando a escassez de alimentos e outros recursos essenciais.

Nas aldeias indígenas do Polo Base Barreira da Missão, a situação se tornou crítica, com famílias enfrentando dificuldades para obter alimentos básicos. Essa realidade ameaça tanto a segurança alimentar quanto a estabilidade social das comunidades, que dependem diretamente dos recursos naturais e da logística fluvial para sua subsistência.

A parceria entre a 16ª Brigada de Selva e o DSEI/MRSA

Diante desse cenário, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em conjunto com o DSEI/MRSA, planejou uma operação logística de transporte de alimentos regionais para as aldeias mais afetadas. O Exército Brasileiro mobilizou sua estrutura de transporte para superar os desafios impostos pela geografia da Amazônia e pela baixa navegabilidade dos rios.

A parceria exemplifica a união de esforços institucionais em prol da assistência humanitária. Além de atender às necessidades emergenciais, a ação demonstra a relevância do papel do Exército na proteção da Amazônia e no apoio às populações vulneráveis, reafirmando sua presença como um agente ativo na solução de crises regionais.

Fortalecendo os laços com os povos originários

Essa iniciativa reforça os laços de confiança entre o Exército Brasileiro e os povos originários, ao atender diretamente suas necessidades mais urgentes. Garantir o acesso a alimentos não apenas assegura a sobrevivência dessas comunidades, mas também fortalece a preservação de suas culturas, profundamente ligadas ao território amazônico.

A operação realizada pela 16ª Brigada de Selva e pelo DSEI/MRSA é mais do que uma resposta emergencial: é um exemplo de respeito e compromisso com os povos indígenas. Ao proteger a Amazônia e suas populações, ações como esta reafirmam a importância da integração entre instituições e comunidades para a construção de um futuro sustentável e equilibrado.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).