No dia 13 de maio, a 16ª Base Logística (16ª Ba Log) realizou a 2ª marcha a pé prevista no Programa-Padrão de Instrução Individual Básica do Combatente de Selva – a marcha de 3 horas através selva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Exercício possibilitou o contato dos integrantes da 16ª Ba Log com trilhas através de vegetação mais espessa, para desenvolver atributos como a rusticidade e propiciar um contato mais cerrado com o bioma amazônico local, fundamental para o preparo das tropas que servem nessa região.

Ademais, por se tratar de um percurso pouco utilizado, a equipe responsável pelo reconhecimento foi obrigada a abrir trilhas em diversos trechos durante a preparação do itinerário, percorrendo parte do Campo de Instrução do Mapinguari. Essa atividade reforçou ainda mais a presença do Exército Brasileiro no terreno em questão, evitando, assim, possíveis invasões.

Após a realização da marcha, a tropa proferiu as “6 (seis) Leis da Guerra na Selva” e prestou a tradicional continência ao terreno, em respeito aos antepassados que deram as suas vidas para conquistar e manter a Amazônia Brasileira.

Fonte: 16ª Base Logística
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).