Hoje, no Dia da Marinha, ao reverenciarmos nossos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, também celebramos o 117º aniversário do Estado-Maior da Armada (EMA), um Órgão de Direção-Geral (ODG) da Marinha que assessora o Comandante da Marinha na condução de nossa Força. Este Estado-Maior, originado no Quartel-General da Marinha em Portugal, foi formalmente criado em 11 de junho de 1907.
Transformações e Conquistas
Ao longo de sua história, o EMA passou por diversas transformações, sendo a mais recente em 2023, com a aprovação de um novo Regimento Interno, que trouxe novas subchefias e mudanças administrativas. Neste aniversário, destacamos algumas conquistas significativas:
- Sistema Digital Administrativo: Desenvolvimento do SisVOGA para desburocratizar processos de Inspeções Administrativo-Militar (IAM), aperfeiçoando a interface entre inspetores e inspecionados.
- Gestão de Metas Prioritárias: Aprimoramento da gestão do Plano de Ação, reestruturando metas para aumentar a flexibilidade dos setores e evitar prejuízos aos Programas Estratégicos, como o PROGEM, CLG e Munição.
- Publicações Estratégicas: Aprovação das publicações Estratégia de Defesa Marítima (EDM), Plano de Configuração da Força (PCF) e Fundamentos Doutrinários da Marinha (FDM), avançando na estratégia, planejamento de força e desenvolvimento doutrinário da MB.
- Incorporação do Submarino Humaitá: Marco estratégico do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), aumentando o poder de combate e a capacidade de dissuasão da Marinha do Brasil.
- Aprovação do PROGEM: Implementação de fóruns de governança, como a CoGeMan e CTGeMan, aprimorando planejamentos e acompanhamentos dos projetos de manutenção.
- Reeleição para o Conselho da IMO: Brasil foi reeleito com a maior votação da história, ressaltando a representação da MB na organização internacional.
- Preservação Ambiental: Promoção do 1º Workshop Regional do Programa de Parcerias “GloLitter” e o Seminário de Transição Energética no Mar, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
- Cooperação Internacional: Assinatura de planos de cooperação com Marinhas de diversos países e realização do 2º Simpósio Marítimo da ZOPACAS.
- Operação Taquari II: Coordenação do Auxílio Humanitário no Rio Grande do Sul, em parceria com os Estados Unidos, para apoiar vítimas das recentes chuvas.
Agradecimentos e Reconhecimento
Devemos exaltar e parabenizar os Oficiais, Praças e Servidores Civis que, ao longo de mais de um século, se dedicaram a formular documentos de alto nível da Marinha e coordenar as atividades dos ODS com elevado grau de profissionalismo. O EMA continua a planejar hoje a Marinha do amanhã.
BRAVO ZULU! Viva a Marinha!