Estado Maior da Armada

Hoje, no Dia da Marinha, ao reverenciarmos nossos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, também celebramos o 117º aniversário do Estado-Maior da Armada (EMA), um Órgão de Direção-Geral (ODG) da Marinha que assessora o Comandante da Marinha na condução de nossa Força. Este Estado-Maior, originado no Quartel-General da Marinha em Portugal, foi formalmente criado em 11 de junho de 1907.

Transformações e Conquistas

Ao longo de sua história, o EMA passou por diversas transformações, sendo a mais recente em 2023, com a aprovação de um novo Regimento Interno, que trouxe novas subchefias e mudanças administrativas. Neste aniversário, destacamos algumas conquistas significativas:

  • Sistema Digital Administrativo: Desenvolvimento do SisVOGA para desburocratizar processos de Inspeções Administrativo-Militar (IAM), aperfeiçoando a interface entre inspetores e inspecionados.
  • Gestão de Metas Prioritárias: Aprimoramento da gestão do Plano de Ação, reestruturando metas para aumentar a flexibilidade dos setores e evitar prejuízos aos Programas Estratégicos, como o PROGEM, CLG e Munição.
  • Publicações Estratégicas: Aprovação das publicações Estratégia de Defesa Marítima (EDM), Plano de Configuração da Força (PCF) e Fundamentos Doutrinários da Marinha (FDM), avançando na estratégia, planejamento de força e desenvolvimento doutrinário da MB.
  • Incorporação do Submarino Humaitá: Marco estratégico do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), aumentando o poder de combate e a capacidade de dissuasão da Marinha do Brasil.
  • Aprovação do PROGEM: Implementação de fóruns de governança, como a CoGeMan e CTGeMan, aprimorando planejamentos e acompanhamentos dos projetos de manutenção.
  • Reeleição para o Conselho da IMO: Brasil foi reeleito com a maior votação da história, ressaltando a representação da MB na organização internacional.
  • Preservação Ambiental: Promoção do 1º Workshop Regional do Programa de Parcerias “GloLitter” e o Seminário de Transição Energética no Mar, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
  • Cooperação Internacional: Assinatura de planos de cooperação com Marinhas de diversos países e realização do 2º Simpósio Marítimo da ZOPACAS.
  • Operação Taquari II: Coordenação do Auxílio Humanitário no Rio Grande do Sul, em parceria com os Estados Unidos, para apoiar vítimas das recentes chuvas.

Agradecimentos e Reconhecimento

Devemos exaltar e parabenizar os Oficiais, Praças e Servidores Civis que, ao longo de mais de um século, se dedicaram a formular documentos de alto nível da Marinha e coordenar as atividades dos ODS com elevado grau de profissionalismo. O EMA continua a planejar hoje a Marinha do amanhã.

BRAVO ZULU! Viva a Marinha!

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui